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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/999
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Paz, Keli Almeida Bortoli | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1334479169754351 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:22Z | - |
dc.date.available | 2015-08-28 | - |
dc.date.issued | 2013-05-02 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Keli Almeida Bortoli. O leitor imerso em aplicativos tecnológicos literários: uma interação hipertextual/hipermidiática. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/999 | - |
dc.description.resumo | O estudo em questão aborda o envolvimento de crianças e adolescentes com aplicativos literários interativos, disponibilizados no ciberespaço, com a análise de três histórias diferentes A borboleta voadora , Cinderella e The three little pigs . A investigação analisa a interação desses novos leitores com a intenção de avaliar e descrever o perfil de leitura hipertextual e hipermidial, a partir da plataforma digital Ipad. A proposta está embasada nos preceitos teóricos da cibercultura de Lévy (2010), do leitor imersivo digital proposto por Santaella (2007), sobre a perspectiva da Geração Homo Zappiens defendida por Veen & Vrakking (2009). O procedimento metodológico caracteriza-se por ser um estudo de caso, conforme Gil (2009), e aborda de forma qualitativa as questões de imersão dos leitores. Os usuários do ambiente digital realizam as navegações de forma colaborativa, a partir de games, mas não possuem a preocupação em interpretar o conteúdo, que revela uma navegação superficial. Os jovens demonstram conhecer o ciberespaço, embora declarassem, inicialmente, que o único ambiente de leitura literária era o impresso. Descobriram, a partir dos aplicativos literários, uma nova forma de explorar o ciberespaço e entrar em contato com a leitura, situando-se como coautores das obras, pois a interação com os aplicativos possibilitou mover as personagens e manipular efeitos audiovisuais. As obras foram analisadas de diferentes formas pelos sujeitos, que compartilharam as suas experiências de leitura. As conclusões da pesquisa apresentam o leitor do ambiente digital que, após conhecer os aplicativos de textos literários interativos, desenvolve leituras por meio de hipertextos e da hipermídia e passa a atuar, por meio das navegações no ciberespaço, de forma reflexiva mudando o seu posicionamento em relação a algumas interações com outros aplicativos | por |
dc.description.abstract | This study addresses the involvement of children and adolescents with literary interactive applications, available in cyberspace, with analysis three different stories The butterfly flying , Cinderella and The three little pigs . The research analyzes the interaction of these new readers with the intention to assess and describe the profile of reading hypertext and hipermidial from the digital platform of Ipad. The proposal is based on the precepts of cyberculture theorists Lévy (2010), the immersive digital reader proposed by Santaella (2007), about the prospect of generation Homo Zappiens defended by Veen & Vrakking (2009). The methodological procedure is characterized by a case study, as Gil (2009), and addresses the issues in qualitative way immersion readers. Users hold the digital environment navigations collaboratively, from games, but have no concern in interpreting the content, which reveals a surface navigation. Young people show know cyberspace, although declare initially the only environment that literary reading was printed. Found, from the literary applications, a new way to explore cyberspace and contact reading, standing as co-authors of the works, because the interaction with the applications allowed the characters move and manipulate audiovisual effects. The works were analyzed in different ways by the individuals who shared their experiences of reading. The research findings show the reader the digital environment that, after seeing the applications of interactive literary texts, reading develops through hypertext and hypermedia and starts to act by means of navigation in cyberspace, reflexively changing its positioning in for some interactions with other applications | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013KeliAlmeidaBortoliPaz.pdf: 884242 bytes, checksum: b61b4e9ed21415b6a21b1e90badde6a2 (MD5) Previous issue date: 2013-05-02 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Multimídia interativa | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Redes de informação Sistemas hipertexto | por |
dc.subject | Interactive multimedia | eng |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | Information networks | eng |
dc.subject | Hypertext systems | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | O leitor imerso em aplicativos tecnológicos literários: uma interação hipertextual/hipermidiática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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