Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/994
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Readers na formação dos alunos de língua inglesa
???metadata.dc.creator???: Topolski, Vera Márcia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Burlamaque, Fabiane Verardi
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa investiga a utilização de readers na sala de aula de Língua Inglesa como ferramenta pedagógica que pode contribuir para a formação de leitores no idioma estrangeiro. Trata-se de uma pesquisa aplicada primeiramente bibliográfica, com a reunião de diferentes textos de Regina Zilberman e Tania Rösing (2009), Regina Zilberman (2005) e Affonso Romano de Sant Anna (2011), entre outros importantes teóricos, para comparação de ideias acerca do tema da leitura, e de uma pesquisa-ação, envolvendo um grupo de alunos de uma turma de oitava série do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Passo Fundo, onde a pesquisadora é também a professora. O projeto desenvolve-se através da aplicação de uma prática leitora com a obra adaptada Oliver Twist, de Charles Dickens, recontada por Sarah Gudgeon e ilustrada por Maja Celija. Através desse trabalho, busca-se motivar o gosto pela leitura como um todo e, especialmente, em língua inglesa, bem como observar o envolvimento dos estudantes na atividade proposta através da teoria das representações (como uma atividade de dar sentido), de Judith Langer (2005), de forma a avaliar a pertinência da inclusão de readers na sala de aula de Língua Inglesa. Os sujeitos contribuíram com as representações durante o desenvolvimento do trabalho e responderam a um questionário ao final. Acredita-se que práticas leitoras, construídas com base no uso de readers, podem contribuir significativamente para a formação do leitor em língua inglesa, pois a leitura graduada por níveis facilita a compreensão, levando o leitor a adquirir autoconfiança e, possivelmente, o gosto pela leitura no idioma em estudo. Para tanto, o professor precisa propor atividades relacionadas ao nível linguístico e às características de cada grupo, possibilitando, assim, maior segurança aos alunos em relação aos textos e, ainda, a experiência da leitura prazerosa
Abstract: This research investigates the usage of readers in the English language classroom as a pedagogical tool that can contribute to the student s formation as someone who enjoys reading in the foreign language. It is an applied research which starts bibliographical, bringing together different texts by Regina Zilberman and Tania Rösing (2009), Regina Zilberman (2005) and Affonso Romano de Sant Anna (2011), among other important theoreticians, for comparing their ideas on the reading subject, and it is also an action-research project, involving a group of students of a 9th grade of a municipal school in Passo Fundo, where the researcher is also the teacher. The project is developed through the application of a reading practice based on the adapted work of Charles Dickens Oliver Twist, retold by Sarah Gudgeon and illustrated by Maja Celija. It aims to motivate general reading enjoyment and, especially, in the English language, as well as to notice their involvement in the proposed activity through envisionments (as an activity to provide meaning) by Judith Langer (2005), with the intention of evaluating the validity of including readers in the English language classroom. The investigated subjects contributed with their envisionments during the development of the project and answered a final questionnaire. It is believed that reading practices which are based on those books can contribute significantly for the formation of readers in English, since graded reading facilitates comprehension, helping the students to acquire self-confidence and, possibly, pleasure when reading. For that, the teacher needs to propose activities related to the linguistic level and to the features of each group, enabling, this way, bigger confidence to the students and, yet, a delightful reading experience
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Estudantes
Educação - Métodos experimentais
Língua inglesa - Estudo e ensino
Estudantes
Educação - Métodos experimentais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: TOPOLSKI, Vera Márcia. Readers na formação dos alunos de língua inglesa. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/994
Issue Date: 25-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013VeraTopolski.pdf704 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.