???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/991
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Scheid, Naira Giani | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6408020765097350 | por |
dc.contributor.advisor1 | Becker, Paulo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1664552865914613 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:21Z | - |
dc.date.available | 2015-08-27 | - |
dc.date.issued | 2014-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SCHEID, Naira Giani. O jovem e a poesia no ambiente escolar : um encontro possível. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/991 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema a formação de leitores de poesia no ensino médio e consta de uma pesquisa-ação, desenvolvida, no decorrer do ano letivo de 2013, com as três turmas de primeiro ano do ensino médio do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo/RS. As ações da pesquisa contaram, a princípio, com a aplicação de dois instrumentos no início do ano letivo, que consistiram em um questionário e uma prática de produção poética, para verificarmos o perfil leitor dos estudantes e a relação destes com a poesia. No final do ano, os mesmos instrumentos de pesquisa foram reaplicados, buscando-se comparar os resultados com os dados iniciais e observar se houve modificações no perfil leitor dos alunos após o desenvolvimento das aulas. Para podermos perceber em que medida o trabalho com textos poéticos desperta nos jovens o gosto e o interesse pela poesia, foi realizada uma metodologia de ensino com oito práticas leitoras envolvendo a leitura, a oralidade, a interpretação e a produção de poemas. Além disso, houve quatro momentos em que buscamos sensibilizar o jovem para a leitura de poesia por meio de atividades extraclasse, as quais denominamos de vivências poéticas , por se tratar de dinâmicas diferenciadas. A pesquisa teve como embasamento teórico os estudos de pesquisadores relacionados ao trabalho com poesia na escola, entre os quais, Zilberman e Rösing (2009), Bordini e Aguiar (1993) e Averbuck (1985). Os resultados alcançados mostraram que é possível formar leitores de poesia no ensino médio por meio de uma metodologia criativa e prazerosa, que sensibiliza e estimula os jovens para a leitura de textos poéticos | por |
dc.description.abstract | The subject of the present work is the training of poetry readers in high school; it is research-and-action based, developed along the school year of 2013 with the three groups of Juniors of Tiradentes School, run by the Military Police of Passo Fundo/RS. The actions took place at the beginning of the school year, with the students filling out a questionnaire and performing a poem-creating practice, in order to determine the students' profile as poetry readers and their level of knowledge of it. At the end of the year, the same evaluation methods were applied to be compared to the initial data. The goal was to determine how much the students' knowledge of poetry had improved from the work developed during the classes along the school year. To notice how poems can rise in students the taste and interest for poetry, eight reading practices were applied, also involving oral skills, interpretation and writing practice. Besides, in four other moments, students were stimulated to read poetry in different extracurricular activities, so called "poetic experiences". For theoretical base regarding the work practice including poetry, were consulted the works of Zilberman and Rösing (2009), Bordini and Aguiar (1993) and Averbuck (1985) among others.The results show that it is possible to train poetry readers in high school, using a creative and pleasant methodology that stimulates and enables young people to read poetic texts | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014NairaGianiScheid.pdf: 7505348 bytes, checksum: eafa9dfd2fd846688d940f2e2f289bbf (MD5) Previous issue date: 2014-04-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura - Formação | por |
dc.subject | Leitura - Ensino médio | por |
dc.subject | Poesia | por |
dc.subject | Reading - Training | eng |
dc.subject | Reading - High school | eng |
dc.subject | Poetry | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | O jovem e a poesia no ambiente escolar : um encontro possível | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2014NairaGianiScheid.pdf | 7.33 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.