Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFiorini, Fernanda Balestrerri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675102007721180por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:20Z-
dc.date.available2015-08-26-
dc.date.issued2015-04-22-
dc.identifier.citationFIORINI, Fernanda Balestrerri. As contribuições da biblioteca escolar para a promoção da leitura e da cidadania. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/983-
dc.description.resumoEste estudo aborda as possíveis contribuições que a biblioteca escolar e a mediação de leitura podem oferecerem um âmbito escolar no qual o hábito de ler está perdendo sua importância. Desta maneira, este trabalho, bem como a pesquisa na qual está fundamentado, tem por objetivo ampliar a utilização da mediação e da biblioteca na educação dos alunos que se encontram nos anos finais de formação em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada no município de São José do Herval, além de descrever o universo de leitores da instituição escolhida para a análise. Além disso, a pesquisa é de extrema importância, uma vez que foi desenvolvida em um ambiente escolar familiar à pesquisadora. Valendo-se do método de pesquisa-ação, busca-se compreender os fatores que influenciam os jovens ou a se tornarem leitores, ou a perderem o interesse pela leitura literária; porém, também através da mediação realizada pela pesquisadora, pretende-se reverter o quadro de desinteresse mostrado pelos leitores até então. Para tanto, essa pesquisa tem como base teórica os postulados de Michèle Petit (2008), Lúcia Santaella (2004), Jorge Larrosa (2002), Judith Langer (2005) e Teresa Colomer (2007). Com a aplicação das práticas leitoras, análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que a leitura, em especial a literatura, possui na vida de jovens estudantes, tornando-se capaz de modificar sua forma de ver e viver o mundo atualpor
dc.description.abstractThis study addresses the possible contributions that the school library and reading mediation can offer to a school environment in which the habit of reading is losing its importance. Thus, this work, as well as the research on which it is based, aims to increase the use of mediation and library in the education of students who are in the final years of middle school in a municipal elementary school, located in the city of São José do Herval, as well as describe and analyze the universe of readers of the institution. This research is extremely important, since it was developed in a familiar environment to the researcher. Making use of action research method, we seek to understand the factors that influence young people whether to become readers, or whether lose interest in literary reading; but also the mediation carried out by the researcher aims to reverse the lack of interest shown by the readers so far. Therefore, this research has its theoretical basis on postulates of Michèle Petit (2008), Lucia Santaella (2004), Jorge Larrosa (2002), Judith Langer (2005) and Teresa Colomer (2007). With the application of reading practices, analysis and interpretation of data, one can see the importance of reading mediation and especially the transforming power that reading, particularly the literature, has in the lives of young students, making them able to change their way of seeing and living in the world todayeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015FernandaBalestrerriFiorini.pdf: 1316158 bytes, checksum: fb1ccd8fe9dcf106400dd3ca42b8b1f8 (MD5) Previous issue date: 2015-04-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectEncouraging readingeng
dc.subjectReading - Practiceeng
dc.subjectSchool librarieseng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs contribuições da biblioteca escolar para a promoção da leitura e da cidadaniapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.