???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Helenita de Moraes | - |
dc.contributor.advisor1 | Graeff, Telisa Furlanetto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5020016009007215 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:20Z | - |
dc.date.available | 2009-07-31 | - |
dc.date.issued | 2007-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/980 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procurou analisar as possibilidades de leitura, lingüisticamente autorizadas, de propostas de tema de redação de processos seletivos de instituições de Ensino Superior do nosso estado e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o aporte teórico da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, especialmente com a contribuição de Marion Carel, quando propõe a Teoria dos Blocos Semânticos, em que considera tanto os encadeamentos argumentativos normativos quanto os encadeamentos argumentativos transgressivos como unidades semânticas básicas, foram delimitados os temas de redação e apontadas as argumentações possibilitadas, ou não, pela proposta. Foram analisadas três propostas de redação ocorridas em instituições de nosso estado e duas do ENEM, fazendo-se a identificação do tema pelos blocos semânticos constituídos nos textos e pelos encadeamentos selecionados. Com este trabalho, concluiu-se que o instrumental teórico aqui utilizado pode oferecer maior clareza na delimitação do tema em proposta de redação para professores de Língua Portuguesa que atuam em sala de aula com alunos do Ensino Médio e como corretores de redação | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007HelenitadeMoraesFerreira.pdf: 785544 bytes, checksum: af021d5ab015d6cf566d611a2acdcca1 (MD5) Previous issue date: 2007-12-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lingüística | por |
dc.subject | Oratória | por |
dc.subject | Redação acadêmica | por |
dc.subject | Oratory | fra |
dc.subject | Academic writing | fra |
dc.subject | Linguistics | fra |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2007HelenitadeMoraesFerreira.pdf | 767.13 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.