Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Helenita de Moraes-
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:20Z-
dc.date.available2009-07-31-
dc.date.issued2007-12-17-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/980-
dc.description.resumoEste trabalho procurou analisar as possibilidades de leitura, lingüisticamente autorizadas, de propostas de tema de redação de processos seletivos de instituições de Ensino Superior do nosso estado e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o aporte teórico da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, especialmente com a contribuição de Marion Carel, quando propõe a Teoria dos Blocos Semânticos, em que considera tanto os encadeamentos argumentativos normativos quanto os encadeamentos argumentativos transgressivos como unidades semânticas básicas, foram delimitados os temas de redação e apontadas as argumentações possibilitadas, ou não, pela proposta. Foram analisadas três propostas de redação ocorridas em instituições de nosso estado e duas do ENEM, fazendo-se a identificação do tema pelos blocos semânticos constituídos nos textos e pelos encadeamentos selecionados. Com este trabalho, concluiu-se que o instrumental teórico aqui utilizado pode oferecer maior clareza na delimitação do tema em proposta de redação para professores de Língua Portuguesa que atuam em sala de aula com alunos do Ensino Médio e como corretores de redaçãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007HelenitadeMoraesFerreira.pdf: 785544 bytes, checksum: af021d5ab015d6cf566d611a2acdcca1 (MD5) Previous issue date: 2007-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectOratóriapor
dc.subjectRedação acadêmicapor
dc.subjectOratoryfra
dc.subjectAcademic writingfra
dc.subjectLinguisticsfra
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleLeitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na línguapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.