???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/978
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oldoni, Cristiano | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812974718351832 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Ernani Cesar de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:19Z | - |
dc.date.available | 2015-08-20 | - |
dc.date.issued | 2015-01-13 | - |
dc.identifier.citation | OLDONI, Cristiano. Textos e imagens em cena : o sentido nos gêneros multimodais. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/978 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa aqui apresentada, intitulada Textos e imagens em cena: o sentido nos gêneros multimodais, define como tema a multimodalidade discursiva e, como delimitação, em seu recorte, a construção do sentido em textos de gêneros multimodais através da análise da cena de enunciação , da cenografia . O objetivo a que se propõe é analisar como os sentidos em textos dessa natureza, presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, são produzidos a partir da reconstrução analítica de sua cena de enunciação e de sua cenografia , considerando as contribuições de Maingueneau (2008a, 2008b, 2010) em relação ao plano do texto no fazer discursivo. Mediante tal objetivo, são mobilizados e associados, basicamente, marcos teóricos como os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002), Rojo (2007) e Schneuwly e Dolz (2007) sobre os gêneros textuais-discursivos; Chartier (1994) e Petit (2008) no que tange às práticas de leitura; Dionísio (2011) acerca da multimodalidade; Rojo (2012) em alusão aos multiletramentos; Benveniste (1976, 2006a) e suas contribuições relacionadas à (inter)subjetividade na linguagem e o quadro formal de realização da língua; Benveniste (2006b) e Maingueneau (2008c), sobre as intersemioses; e Maingueneau (2008a, 2008b, 2008d, 2010) quanto à Análise do Discurso. Para viabilizar a possiblidade de análise global de textos multimodais sugerimos um dispositivo metodológico específico para apreensão de sentidos de ocorrências discursivas de tal natureza. Ao corpus, composto por três textos do livro didático de Ensino Médio Português Linguagens , de Cereja e Magalhães (2010), aplicamos esse dispositivo, para demonstrar sua produtividade. Selecionamos o nível do Ensino Médio por considerar que, nessa etapa da Educação Básica, os textos multimodais merecem um tratamento didático com enfoque enunciativo-discursivo, para dar conta de seus sentidos globais. Já a seleção do livro didático antes citado se dá por ser o material de apoio com maior índice de adoção no país, segundo dados divulgados pelo MEC. A pesquisa possui abordagem qualitativa e parcialmente quantitativa, sendo de natureza aplicada; quanto ao objetivo, o tipo enquadra-se como exploratório-descritivo; já o procedimento técnico envolve pesquisa bibliográfica e documental. Temos como resultado geral de nossos estudos um cenário aproximado da realidade discursiva, em âmbito técnico, teórico e didático. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir tanto para o fortalecimento dos saberes acadêmicos quanto para as metodologias didático-pedagógicas que voltem seu interesse às noções de gênero, leitura crítica e projeção/construção de sentidos de textos que se valem da multimodalidade discursiva | por |
dc.description.abstract | The presented research which the name is Texts and images on the scene: the sense in multimodal genres. The theme of this is study is the discursive multimodality and its delimitation is the construction of the meaning in texts with multimodal genres, analyzing the "enunciation scene", "set design". The objective of this study is to analyze how the meaning of these texts that are part of the Portuguese textbooks of the High School, are produced from the analytical reconstruction of its "enunciation scene" and its "scenery", considering the contributions of Maingueneau (2008a, 2008b, 2010), when it comes to the text plan of making discursive practice. Through this objective the theoretical background is basically connected to the studies about discursive textual genres of Bakhtin (2011), Marcuschi (2002), Rojo (2007) and Schneuwly and Dolz (2007); when it comes to the reading practice there are Chartier (1994) and Petit (2008); Dionísio (2011) about multimodality; Rojo (2012) alluding the multiliteracies; Benveniste (1976, 2006a) and his contributions that are related to the (inter) subjectivity in language and the formal framework of the language realization; Benveniste (2006b) e Maingueneau (2008c), when it comes to the intersemioses and Maingueneau (2008a, 2008b, 2008d, 2010) about the Discourse Analysis. To enable the possibility of global analysis of the multimodal texts, we suggest a specific methodological device for seizure the discursive occurrences of senses of this nature. The corpus, is compound by three texts from the High School textbook which the title is: Português Linguagens , written by Cereja e Magalhães (2010). We applied this device to demonstrate its productivity. We selected the High School level because on this stage of the Basic Education, the multimodal texts deserve a didatic treatment with discursive enunciative approach. Thus, the global meaning will make sense. The selection of the textbook occurred mainly because it is the material with the highest rate when it comes to its adoption in the country, according to the data released by MEC. The research has a qualitative and partly quantitative approach, with applied nature. When it comes to the objective, it is exploratory-descriptive; the technical procedure involves bibliographical and documentary research. We have as our general result of our studies a scenery closer to the discursive reality, in a technical, theoretical and didatic level. We believe that this research will contribute as well to the strengthening of academic knowledge as to the didactic and pedagogical methods which the interests are connected to the notions of gender, critical reading and projection / construction of meaning of the texts that use the discursive multimodality | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015CristianoOldoni.pdf: 791497 bytes, checksum: 2125e0d268c924d27ac2258f8d3ea8c4 (MD5) Previous issue date: 2015-01-13 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) | por |
dc.subject | Cenografia | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Portuguese ( High School) | eng |
dc.subject | Scenography | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | Textos e imagens em cena : o sentido nos gêneros multimodais | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2015CristianoOldoni.pdf | 772.95 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.