Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStefanello, Carla Marli Adiers-
dc.contributor.advisor1Ramos, Ana Paula Fadanelli-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:19Z-
dc.date.available2009-07-31-
dc.date.issued2007-03-02-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/973-
dc.description.resumoO presente estudo investiga as repercussões teórico-práticas da evolução do conceito de competência comunicativa à lingüístico-discursiva, decorrente das concepções sóciointeraconista de linguagem, humanista e sócio-cultural de educação, no ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira. O estudo se insere como pesquisa bibliográfica exploratória descritiva. Os dados gerados foram discutidos de acordo com o método de leitura analítica, com base no ideário de autores como Vygotsky e Bakhtin, por formarem possibilidades de análise em concordância com as questões que embasaram o presente estudo. À luz das considerações apresentadas neste trabalho, foi realizada uma análise do ensino teórico-prático do inglês, nos aspectos sócio-político, teórico-pedagógico e didático-metodológico a partir da abordagem comunicativa. Da compreensão e interpretação desses dados, foi possível verificar as implicações da concepção sócio-interacionista, ainda tênues, na amostragem de experiências práticas de ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira, da última década. As práticas de ensino, sobretudo na escola formal, ainda estão muito permeadas pelas concepções tradicionais de educação e de linguagempor
dc.description.abstractThe present study investigates theoretician-practical repercussions of the evolution from communicative competence into linguistic-discursive, occurred by socio-interactive of language , humanistic and socio-cultural of education conceptions in the teaching and learning English as a foreign language. This study is an exploratory descriptive bibliographical research. The produced data had been argued in accordance with the analytical reading method, based into the ideal proposed by Vygotsky and Bakhtin, because their ideas were in agreement with the subject matters presented in this study. Through the ideas presented in this paper was realized an analysis of the theoretician-practical English teaching on social-political, theoretician-pedagogy, didactic-methodological from the communicative approach aspects . From understanding and interpretation of these data was possible to show the socio-interactive conception implications, still tenuous, in the theoretician-practical samples experience of teaching and learning English as a foreign language, in the last decade. The teaching practices are still permeable, above all in the formal school, by language and education traditional conceptionseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007CarlaMarliAdiersStefanello.pdf: 1026624 bytes, checksum: fa711ba519cad04bf9e360ec4a8886c8 (MD5) Previous issue date: 2007-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectCompetência e desempenho (Lingüística)por
dc.subjectAquisição da segunda línguapor
dc.subjectCompetência comunicativapor
dc.subjectCompetence and performance (Linguistics)eng
dc.subjectSecond language acquisitioneng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectCommunicative competenceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleDa competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeirapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.