???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/965
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
???metadata.dc.creator???: | Stella, Cleusa Marisa Gonçalves |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Burlamaque, Fabiane Verardi |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporânea |
Keywords: | Leitura - Desenvolvimento Leitura Ensino fundamental Development reading Reading Fundamental education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965 |
Issue Date: | 5-Nov-2006 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf | 4.76 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.