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dc.creatorGiacchini, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551942204547178por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:17Z-
dc.date.available2013-07-02-
dc.date.issued2009-03-24-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/963-
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar o modo que os livros didáticos encaminham o trabalho de estudo do texto e como isso contribui para o aluno refletir sobre os usos da língua e a produção de sentidos, especialmente no tocante ao recurso da substituição lexical enquanto processo anafórico que garante a coesão textual através de estratégias de referenciação. Trata-se de uma pesquisa teórico-analítica que, inicialmente, faz o levantamento bibliográfico dos dois pilares teóricos em que ela se sustenta: a substituição lexical sob a perspectiva da Lingüística do Texto e o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa mediado pelo livro didático. No exame de cinco livros didáticos, três aprovados pelo MEC e dois que não constam na lista de aprovados, observa-se se, entre as atividades encaminhadas sobre os textos verbais, há questões que abordam a substituição lexical e a forma como acontece essa abordagem. Devido à íntima relação entre a substituição lexical e os sinônimos, uma reflexão quanto aos conceitos de sinonímia também foi realizada. Avaliados os livros, nota-se, pelo número de atividades propostas, que é mínima a importância dada pelos autores ao estudo da substituição lexical nos livros didáticos, além disso, as poucas perguntas direcionadas a esse estudo baseiam-se na mera localização de elementos no interior do texto, sem reflexões acerca dos efeitos de sentido provocados pelas trocas e sem reflexões sobre a importância que as substituições têm para promover a unidade e a progressão do texto. Quanto aos sinônimos no livro didático, sua abordagem é feita no nível da palavra ou da frase e não leva em consideração aspectos discursivos, o que é um trabalho bastante restrito diante da complexidade das relações de sentidos que as palavras adquirem nas situações reais de uso. Por fim, é possível constatar que, embora apresentem lacunas, os livros aprovados pelo MEC têm qualidade superior àqueles que não constam entre os aprovados, no entanto este último grupo continua no mercado, disponível para a aquisiçãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009FernandaGiacchini.pdf: 4965560 bytes, checksum: ea28b922df37a7632a8f4950cd53b4e5 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectLíngua portuguesa - Lexicografiapor
dc.subjectReferência (Linguística)por
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectPortuguese language - Lexicographyeng
dc.subjectReference Linguistics)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª sériepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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