Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaggio, Ana Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845922731127302por
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:14Z-
dc.date.available2012-05-26-
dc.date.issued2011-09-16-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/937-
dc.description.resumoAo longo dos tempos, o discurso sobre a formação da leitura no Brasil, envolvendo a escola, o professor e o aluno, não são nada animadores. O ato de ler não está devidamente consolidado e a má-formação das habilidades leitoras decorre da fragilidade do processo educacional presente no país. Nesse sentido, o presente trabalho - Escola - professor- aluno: caminhos de leitura - envolve a teorização baseada na visão diacrônica da leitura - a influência dos países europeus, mais precisamente de Portugal na escolarização do povo e na formação dos leitores, na presença da mulher nos campos familiar e profissional, nas influências leitoras de alguns escritores na família e na sociedade. Nas concepções de leitura há o cotejo de conceitos norteadores do trabalho dos professores; a `apresentação¿ da geração Homo zappiens e dos gêneros textuais emergentes, tornando as tecnologias aliadas ao processo educacional - grande desafio para os docentes. O trabalho dedicou também um olhar à formação dos leitores, especificando que no mundo da leitura encontram-se as crianças, os adolescentes, a escola, o professor, a biblioteca e as práticas leitoras, saindo da intenção à ação. Destacou-se ainda a relevância das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios, da Universidade de Passo Fundo. Contudo, para estabelecer uma interação entre teoria e prática foram realizadas entrevistas com professores das redes municipal e estadual de Paim Filho, objetivando conhecer as práticas leitoras dos professores e o uso das tecnologias - dentro e fora do ambiente escolar. A investigação chegou à conclusão de que o professor não possui uma base sólida de leituras literárias e o uso das tecnologias ficou restrito à vida pessoal. Após, realizou-se a apresentação de um colóquio para os entrevistados, revelando a importância da leitura literária para o professor enquanto pessoa e profissional leitor, pertencente à instituição escola, formador e mediador de novos leitores. Por fim, a criação e apresentação do blog, chamado simpraleitura, permitirá a interação, a exposição, a análise crítica e a sugestão de caminhos para a formação de leitores literários, sempre no intuito de evidenciar que o professor, apesar da sociedade plural e tecnológica, ainda é referência na formação e na mediação leitorapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011AnaCristinaBaggio1.pdf: 650630 bytes, checksum: 03d2f6985bf18cb5c9c6fd2e9044e2b6 (MD5) Previous issue date: 2011-09-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopor
dc.subjectLivros e leiturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDevelopment readingeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectBooks and readingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEm busca de leitores no contexto da escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2011AnaCristinaBaggio1.pdf635.38 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.