???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/937
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Baggio, Ana Cristina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4845922731127302 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:14Z | - |
dc.date.available | 2012-05-26 | - |
dc.date.issued | 2011-09-16 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/937 | - |
dc.description.resumo | Ao longo dos tempos, o discurso sobre a formação da leitura no Brasil, envolvendo a escola, o professor e o aluno, não são nada animadores. O ato de ler não está devidamente consolidado e a má-formação das habilidades leitoras decorre da fragilidade do processo educacional presente no país. Nesse sentido, o presente trabalho - Escola - professor- aluno: caminhos de leitura - envolve a teorização baseada na visão diacrônica da leitura - a influência dos países europeus, mais precisamente de Portugal na escolarização do povo e na formação dos leitores, na presença da mulher nos campos familiar e profissional, nas influências leitoras de alguns escritores na família e na sociedade. Nas concepções de leitura há o cotejo de conceitos norteadores do trabalho dos professores; a `apresentação¿ da geração Homo zappiens e dos gêneros textuais emergentes, tornando as tecnologias aliadas ao processo educacional - grande desafio para os docentes. O trabalho dedicou também um olhar à formação dos leitores, especificando que no mundo da leitura encontram-se as crianças, os adolescentes, a escola, o professor, a biblioteca e as práticas leitoras, saindo da intenção à ação. Destacou-se ainda a relevância das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios, da Universidade de Passo Fundo. Contudo, para estabelecer uma interação entre teoria e prática foram realizadas entrevistas com professores das redes municipal e estadual de Paim Filho, objetivando conhecer as práticas leitoras dos professores e o uso das tecnologias - dentro e fora do ambiente escolar. A investigação chegou à conclusão de que o professor não possui uma base sólida de leituras literárias e o uso das tecnologias ficou restrito à vida pessoal. Após, realizou-se a apresentação de um colóquio para os entrevistados, revelando a importância da leitura literária para o professor enquanto pessoa e profissional leitor, pertencente à instituição escola, formador e mediador de novos leitores. Por fim, a criação e apresentação do blog, chamado simpraleitura, permitirá a interação, a exposição, a análise crítica e a sugestão de caminhos para a formação de leitores literários, sempre no intuito de evidenciar que o professor, apesar da sociedade plural e tecnológica, ainda é referência na formação e na mediação leitora | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011AnaCristinaBaggio1.pdf: 650630 bytes, checksum: 03d2f6985bf18cb5c9c6fd2e9044e2b6 (MD5) Previous issue date: 2011-09-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | por |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | por |
dc.subject | Livros e leitura | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Development reading | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Books and reading | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Em busca de leitores no contexto da escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011AnaCristinaBaggio1.pdf | 635.38 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.