Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchneid, Jucelma Terezinha Neves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009222820042692por
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:14Z-
dc.date.available2012-05-04-
dc.date.issued2011-05-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/935-
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste numa investigação sobre a arte de contar histórias e sua importância como prática formadora de leitores, em relação aos demais suportes e linguagens, dos tradicionais aos digitais, esboçando um perfil dos contadores de histórias da atualidade. A investigação realizada, com base em pesquisas sobre a narração oral e as histórias dos sujeitos envolvidos, buscou identificar ações desenvolvidas por contadores e inferir dados acerca da importância ou não na formação do público leitor e ouvinte. Abordou também o papel dos pais, cuidadores e professores enquanto mediadores, discorreu sobre o perfil dos contadores de histórias e verificou como se dá a inserção das narrações orais em meio eletrônico. Por meio da análise dos depoimentos obtidos nas entrevistas, e com base nos pressupostos teóricos que alicerçaram esta investigação, foi possível encontrar respostas aos questionamentos sobre a permanência ou não do ato de contar histórias em meio a muitos aparatos tecnológicos e coletar dados que revelam a importância da arte de contar histórias e de seus contadores na formação de novos leitores em seus diferentes modos de interação com a oralidade. Foi constatado que as histórias viajaram pelo tempo através da oralidade e permaneceram carregadas pelas palavras, magia e poeticidade dos contadores, revelando que é possível aliar a prática tradicional do contador de histórias com os novos suportes eletrônicos. Concluiu-se que, nos últimos anos, a arte de contar histórias vem sendo retomada e, junto à figura do contador tradicional, surge os contadores profissionais que mantêm o mesmo desejo que é o de contar histórias, sejam elas na forma tradicional ou não, com o intuito de formar leitores em diferentes suportespor
dc.description.abstractEsta pesquisa es una investigación sobre el arte de contar historias y su importancia como una práctica formativa de los lectores, en relación a otros medios y lenguajes, desde los tradicionales a los digitales, dibujando un perfil de los narradores de la actualidad. La investigación realizada, basada en pesquisas sobre la narración y las historias de los involucrados, trató de identificar las acciones desarrolladas por los contadores y los datos de inferir acerca de la importancia o no en la formación de los lectores y oyentes. También abordó el papel de los padres, cuidadores y maestros como mediadores, habló sobre el perfil de los narradores y verificar como es la integración de las narraciones orales en los medios electrónicos. A través de un análisis de las declaraciones obtenidas durante las entrevistas, y se basa en supuestos teóricos que han sustentado esta investigación, podemos encontrar respuestas a las preguntas sobre la permanencia o no de la narración en medio de muchos dispositivos tecnológicos y recopilar datos que revelan la importancia el arte de contar historias y sus contadores en la formación de nuevos lectores en sus diferentes modos de interacción con la oralidad. Se encontró que las historias por el tiempo viajó a través de la vía oral y se mantuvo cargados de palabras, mágico y poético los contadores, que revela que es posible combinar la práctica tradicional del narrador con los nuevos medios electrónicos. Se concluyó que en los últimos años, el arte de la narración se ha incorporado y, con la tradicional figura del contador, hay los contadores profesionales que tienen el mismo deseo que es contar historias, ya sea en forma tradicional o no, con el objetivo de educar a los lectores en diferentes medioseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011JucelmaTerezinhaNevesSchneid.pdf: 4413642 bytes, checksum: 35fad6cb835901d04d2c1a707c1b8a52 (MD5) Previous issue date: 2011-05-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectContadores de históriaspor
dc.subjectArte de contar históriaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMultimídia interativapor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectReading - Practiceeng
dc.subjectStory tellerseng
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInteractive multimediaeng
dc.subjectOralityeng
dc.subjectDevelopment readingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA arte de contar histórias e a formação de novos leitores em múltiplos suportespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.