???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bressan, Mariele Zawierucka | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0884361809503395 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cazarin, Ercília Ana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 09086170030 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:13Z | - |
dc.date.available | 2012-03-27 | - |
dc.date.issued | 2011-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/930 | - |
dc.description.resumo | A autoria, na perspectiva da Análise de Discurso, tem sido estudada como um princípio de textualidade, a partir do qual o sujeito, ao assumir a posição de autor, torna-se responsável pelo efeito de fechamento do texto. É a partir deste referencial teórico que temos como objetivo, nesta issertação, estudar esta noção. No entanto, buscamos articulá-la às metáforas constitutivas do sujeito a alienação e a separação trabalhadas pela psicanálise lacaniana. Tendo presente que o outro é constitutivo tanto do discurso quanto do sujeito, pensamos a autoria como um processo que envolve colagem e/ou descolagem do sujeito ao discurso-outro, sendo este concebido como o conjunto de saberes de determinadas formações discursivas, o interdiscurso, o já-dito, a memória discursiva. Assim, pela alienação, o sujeito cola-se ao discurso-outro e, pela separação, descola-se. Nosso corpus é composto por sequências discursivas retiradas de nosso arquivo, por sua vez constituído de textos produzidos por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Getúlio Vargas/RS. Para melhor compreendermos os processos que temos denominado de colagem e de descolagem do sujeito ao discurso-outro, organizamos nossas análises em um recorte, sendo este dividido em duas partes: na primeira, analisamos a colagem e/ou a descolagem do sujeito à formação discursiva do Discurso Pedagógico e, na segunda, o atravessamento de outros discursos nas materialidades que tomamos para análise, a saber, da formação discursiva do Discurso Religioso e da formação discursiva do Discurso Popular. Ao final das análises realizadas, observamos que o efeito de autoria pode ser produzido tanto na colagem quanto na descolagem, uma vez que a escritura, concebida como um processo que envolve construção e desconstrução a partir de gestos de interpretação, implica também o encontro entre uma memória e uma atualidade | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011MarieleZawieruckaBressan.pdf: 12827101 bytes, checksum: 073d8292b831063f63c772276ff2e06d (MD5) Previous issue date: 2011-04-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Autoria | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Coesão (Linguística) | por |
dc.subject | Comunicação escrita | por |
dc.subject | Ambiente escolar | por |
dc.subject | Analyse du discours | fra |
dc.subject | Auteur | fra |
dc.subject | Écrivant | fra |
dc.subject | Cohésion (Linguistique) | fra |
dc.subject | La communication écrite | fra |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | Autoria : uma questão de colagem e/ou descolagem do sujeito ao discurso-outro? | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011MarieleZawieruckaBressan.pdf | 12.53 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.