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DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoversi, Ana Paula Signor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4083583409585572por
dc.contributor.advisor1Cazarin, Ercília Ana-
dc.contributor.advisor1Lattes09086170030por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:12Z-
dc.date.available2012-03-27-
dc.date.issued2011-07-15-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/928-
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu de nosso interesse pelo discurso de professores de Língua Portuguesa que vivem no município de Rondinha, Rio Grande do Sul, colonizado pelos imigrantes italianos. Analisamos o processo de identificação desses docentes que nasceram e cresceram ouvindo e, a maioria, falando a Língua Portuguesa e a Língua Italiana. Essa análise é feita pelo viés da representação imaginária sobre essas línguas e também da de Língua Materna. Através das análises, procuramos entender a relação entre-línguas no discurso em pauta, bem como a influência da interdição da língua do imigrante durante o período de nacionalização, na Era Vargas. Trabalhamos essas questões na perspectiva da Análise do Discurso filiada aos estudos de Michel Pêcheux. Para nossa pesquisa, fizemos entrevistas em áudio com nove educadores que já lecionaram ou continuam lecionando Língua Portuguesa para alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas. Procuramos compreender, pelo funcionamento do discurso, elementos que revelam o intrincamento das duas línguas, bem como as representações das mesmas e de Língua Materna que habita no imaginário desses docentes. As análises nos levaram também a entender o processo de identificação desses sujeitos. Essas análises estão sendo apresentadas em cinco recortes: 1. O imaginário sobre LP; 2. O imaginário sobre LI, este dividido em dois sub-recortes: 1) O papel do imaginário no processo de identificação desses sujeitos; e 2) A relação do discurso dos professores com a Memória/a História; 3. O imaginário sobre LM; 4. A interdição e o silenciamento da língua do imigrante, igualmente dividido em dois sub-recortes: 1) A interdição pelo viés do LI; e 2) O efeito do sentido do item lexical "feia"; 5. Sujeito, memória e cultura, também dividido em dois sub-recortes: 1) A fragmentação do sujeito no seu processo de identificação; e 2) Cultura Italiana: trabalho, fé e culinária. Estes estudos são de grande importância para a ampliação de nossos conhecimentos sobre o assunto em questão, para compreendermos melhor a relação entre-línguas, compreender também o universo híbrido em que o sujeito-professor se insere, bem como para confirmar que não existe identidade fixa ou uma, pois a mesma é sempre um processopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011AnaPaulaSignorRoversi.pdf: 2321134 bytes, checksum: fa691f3366f2398d2dc79f50c255deec (MD5) Previous issue date: 2011-07-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensino - Rondinha (RS)por
dc.subjectLíngua italianapor
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectNative language - Study and teaching - Rondinha(RS)eng
dc.subjectItalian languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleProcessos de identificação de professores de língua portuguesa em um contexto de imigração italianapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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