???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/927
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A movimentação do sujeito aluno-professor entre saberes das práticas de ensino de inglês |
???metadata.dc.creator???: | Passini, Michele Andreza Teixeira |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Schons, Carme Regina |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação, filiada à Análise do discurso de linha francesa, tem por objetivo analisar a movimentação do sujeito aluno-professor entre os saberes das práticas de ensino deinglês. Observamos mudanças ocorridas nas práticas de ensino a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1998. Partimos, portanto, do pressuposto de que, estando em um lugar transitório, entre a docência e a discência, esses alunos-professores, como sujeitos do discurso, movimentam-se entre saberes divergentes no que tange ao ensino e à aprendizagem de inglês. Pretendemos observar por meio da materialidade linguística os processos discursivos que nos possibilitam perceber como o sujeito aluno-professor se identifica com esses saberes divergentes. Para tanto, delimitamos a Formação Discursiva Escolar, que por seu caráter heterogêneo abriga posições-sujeito que se referem aos saberes das práticas tradicionais e aos saberes das novas práticas de ensino de inglês. O corpus, composto por 28 sequências discursivas, é proveniente de um arquivo formado por um instrumento de pesquisa e de memórias de aula realizadas em estágio supervisionado de nove alunos-professores, realizado no segundo semestre de 2010 de um curso de Letras de uma universidade do Rio Grande do Sul. No primeiro capítulo, intitulado "O ensino de inglês na escola, observamos a legitimação do ensino escolar e, posteriormente, a evolução das práticas pedagógicas de ensino de inglês, seguindo como base a posição tomada pelo governo federal na promulgação da Lei de Diretrizes e Bases, primeiramente de 1971 e, posteriormente, de 1996. Assim, prosseguimos com uma reflexão sobre a socialização através da escola e a disciplina na formação dos alunos, bem como as relações de poder na instituição escolar para, então, abordar a relação entre escola e ideologia. No segundo capítulo apresentamos os pressupostos teóricos que nos ancoram nas análises, tendo como fio condutor a noção de sujeito ao longo da teoria da AD, mas tocando em outros conceitos basilares da teoria. Ao longo desses dois primeiros capítulos apresentamos, ainda, 14 sequências discursivas com o propósito ilustrativo. Finalmente, no terceiro capítulo dedicamo-nos aos procedimentos metodológicos e à análise das 14 sequências discursivas organizadas em quatro blocos. Por fim, ressaltamos a heterogeneidade do sujeito, que, sendo constituído por dizeres diversos, não pode escapar aos conflitos entre saberes |
Abstract: | This study aims at analyzing the movement of the student-teacher subject in knowledge domains, based on the theory of French Discourse Analysis. Since 1998, with the publishing of National Curricular Parameters, changes may be observed regarding teaching practices. Based on that, these student-teachers are in a transitory position, between studying and teaching and they move among divergent knowledge domains in reference to their understanding of the English learning and teaching processes. We intend to observe, by analyzing the linguistic materiality, the discursive processes to perceive how the studentteacher subjects identify themselves with these knowledge domains. In order to do so, we consider the School Discursive Formation which due to its heterogenic aspect allows subject positions related to the traditional English teaching practices as well as the new English teaching practices. Our corpus consists of 28 discursive sequences taken from an archive composed of a research instrument and class memories written by nine student-teachers during their teaching training of their Teaching course in the second semester of 2010 in a university of Rio Grande do sul. In the first chapter, called "The English teaching at school", we observe the legitimation of school teaching and then the evolution of the English teaching practices based on the position taken by the federal government in the enactment of the guideline and bases law, firstly in 1971 and later in 1996. This way, we continue reflecting about the socialization through the school and then we approach the relationship between school and ideology. In the second chapter we present the theoretical aspects in which we based our analysis, focusing on the notion of subject through the years, but also considering other basic concepts of the theory. Along the first two chapters, we present 14 discursive sequences with illustrative purpose. Finally, in the third chapter we consider the methodological procedures as well as the analysis of 14 discursive sequences, which are organized in four sections. In conclusion, we emphasize the heterogeneity of the subject, which is constituted by several sayings and this way they cannot escape from knowledge conflicts |
Keywords: | Língua inglesa - Estudo e ensino Planejamento educacional Linguagem e línguas English language - Study and teaching Educational planning Language and languages |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/927 |
Issue Date: | 20-Apr-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011MicheleAndrezaTeixeiraPassini.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.