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dc.creatorDagneze, Cinara Sabadin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734214983220269por
dc.contributor.advisor1Schons, Carme Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256141988015714por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:12Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2010-04-05-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/924-
dc.description.resumoExamina-se, nesta dissertação, O Pasquim, jornal que marcou época e que em plena ditadura foi um instrumento de combate à censura. Nele, a utilização do humor constitui uma forma de resistência contra a interdição feita pelo aparelho estatal e suas forças de controle sobre o cidadão brasileiro. A "viagem" por suas páginas revela-nos o caráter de resistência do discurso pasquiniano, bem como traz à tona uma infinidade de posições-sujeito e de formações discursivas que significavam através do riso na ditadura. O fato de a irreverência crítica superar as questões da censura e a extrema rigidez do controle militar leva-nos à busca da compreensão das razões, ou das formas como os deslocamentos aconteciam e significavam, bem como à busca da compreensão de como os atores pasquinianos conseguiam, por meio do riso, trazer à tona, o tempo todo, o interpretar, o significar e o produzir sentido. Esta investigação teve suas raízes no questionamento sobre como o humor era produzido em tempos de ditadura militar e sobre como o humor aparece, se presentifica na cultura e no lazer da época, dentre outros questionamentos que, ao intrigar-nos, conduziramnos a tão gratificante estudo pelos caminhos da Análise do Discurso. Criado e comandado, dentre outros, pelo passo-fundense Tarso de Castro, o Pasquim veiculava textos muito diferentes daqueles que circulavam à época, marcada pelos fortes rigores da ditadura. Esses textos, que se destacavam pela irreverência e pela crítica política, faziam ressoar sentidos que eram apagados, silenciados pela ditadura. A análise do corpus, composto por sequências discursivas e por imagens verbais e não verbais veiculadas nas páginas do tabloide, permite que compreendamos que o discurso pasquiniano faz ressoar os sinais de um sentido dominante, o sentido que contempla a ilusão do que é natural, óbvio ou evidente e, por conseguinte, um sentido oprimido, nem sempre silenciado. Esse (não) silenciamento se imprime na manifestação das resistências, e é, portanto, voltando o olhar para essas resistências e para o papel social (de porta-voz da população) que O Pasquim exercia nos tempos de ditadura que esta pesquisa justifica sua importância. As análises, que, por um lado, permitem-nos compreender (ao menos em parte) o que o discurso pasquiniano revelava num tempo em que a censura "ditava" aquilo que (não) podia ser dito, por outro, também nos mostram os reflexos ainda hoje sentidos daquele período, num povo que não tem voz diante de tantas barbáries cometidas na esfera política do país. Esse silenciamento (contemporâneo) é fruto de uma semente plantada nos porões escuros da ditadura e que, dada a "força" de seu plantio, também significa - ainda hoje - muita resistênciapor
dc.description.abstractThis work examines O Pasquim, a newspaper that marked its time for being an instrument against censorship throughout Brazilian dictatorship. The newspaper used humour as a form of resistance against the interdiction imposed by the state apparatus and its controlling forces upon Brazilian citizens. A journey through its pages shows the resistance character of the pasquinian discourse and brings out a multitude of subject-positions and discursive formations that put meaning across with laughter during the dictatorship. The fact that critical irreverence was above issues of censorship and the extreme strictness of military control lead us to try to understand the reasons through which or the ways how displacements happened and meant, as well as to try to understand how the authors of the Pasquim managed, through laughter, to bring out, all the time, the interpretation, signification and production of meaning. This research was rooted on questionings on how humour was produced in times of military dictatorship and on how humour was shown and became a part of the culture and leisure of those days, among other questions that, for being intriguing, have taken the researcher to the rewarding study of Discourse Analysis. Created and led, among others, by Tarso de Castro, from Passo Fundo, the Pasquim showed texts that were very different from others issued at that time, which was marked by the heavy restrictions of dictatorship. Such texts, which stood out due to their irreverence and political criticism, echoed meanings that were erased, silenced by dictatorship. The analysis of the corpus, composed of discursive sequences and verbal as well as non-verbal images published in the tabloid, allows us to understand that the pasquinian discourse voiced the signs of a dominant sense, one that comprehends the illusion of what is natural, obvious or evident and, thus, an oppressed and not always silenced sense. This (un)silencing is printed in the manifestations of resistance and it is, thus, by looking upon such resistances and the social role (of the people s spokesman) that the Pasquim played during the dictatorship that the relevance of this research is justified. On the one side, the analysis allows us to understand (at least partially) what the pasquinian discourse revealed at a time when censorship dictated what could (not) be said; it also shows, on the other side, the implications that are still experienced now as a result of those days, such as the people who stand speechless before so many atrocities observed within the political sphere. This (current) silence is the fruit of seeds planted in the dark basements of dictatorship and, given the strength of the planting, also bear even today strong resistanceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010CinaraSabadinDagneze.pdf: 6828468 bytes, checksum: 82cfeeba3970d4f3cd4b4c6c7745a467 (MD5) Previous issue date: 2010-04-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectImprensa alternativapor
dc.subjectResistência ao governopor
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985por
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectPress alternativelyeng
dc.subjectResistance to the governmenteng
dc.subjectBrazil - History - 1964-1985eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA HISTORICApor
dc.titleO riso em tempos de ditadura : os (não) silenciamentos (re)velados pelo Pasquim no período de 1969 a 1971por
dc.title.alternativeO riso em tempos de ditaduraeng
dc.typeDissertaçãopor
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