Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarros, Rosana Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7932475668436383por
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:12Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2010-04-15-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010RosanaSilvaBarros.pdf: 584461 bytes, checksum: 07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8 (MD5) Previous issue date: 2010-04-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectConto - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectReading - Practiceeng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectTale - Rio Grande do Suleng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleLeitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010RosanaSilvaBarros.pdf570.76 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.