???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Rosana Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7932475668436383 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:12Z | - |
dc.date.available | 2011-05-24 | - |
dc.date.issued | 2010-04-15 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneo | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010RosanaSilvaBarros.pdf: 584461 bytes, checksum: 07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8 (MD5) Previous issue date: 2010-04-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura - Prática | por |
dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | por |
dc.subject | Conto - Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Reading - Practice | eng |
dc.subject | Reading - Development | eng |
dc.subject | Tale - Rio Grande do Sul | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.title | Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010RosanaSilvaBarros.pdf | 570.76 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.