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dc.creatorHickmann, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9351914150073040por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marcia Helena Saldanha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3683646270959280por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:10Z-
dc.date.available2011-04-06-
dc.date.issued2009-04-23-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/910-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as peças A caravana da ilusão e Doce deleite, escritas pelo dramaturgo Alcione Araújo, para a identificação de recursos metalinguísticos que revelem o funcionamento da máquina do teatro e da máquina do mundo. Além disso, ela propõe um estudo comparativo entre as peças, verificando nelas a presença de características do drama aristotélico e do teatro épico. Ao final da pesquisa, o cotejo entre ambas demonstra que as obras procedem a uma representação do mundo através da aplicação de recursos estruturais do gênero dramático que também representam o funcionamento da arte teatral. A pesquisa foi apoiada, sobretudo, nas teorias sobre o gênero dramático de Aristóteles e de Bertolt Brecht. Os aspectos analisados com base na teoria aristotélica são: o clima ilusório, a catarse, a unidade de ação, a verossimilhança, a peripécia e o reconhecimento. O rompimento da ilusão, o aspecto político e social, as cenas isoladas e o distanciamento são os elementos examinados a partir da teoria brechtianapor
dc.description.abstractThe following thesis aims to analise the plays of A caravana da ilusão e Doce deleite written by the dramaturge Alcione Araujo, in order to identify all metalanguage sources that can reveal the function of the teather machine as well as the world machine. Furthermore, it´s goal is to purpose a comparative study between the plays, checking the presence of characteristics such as the Aristotelian drama and the epic teather. In the end of the study, the comparison between both, shows that they illustrates the world trough of application of structural sources in dramatic genre that represent the function of theatrical art. The thesis has been based overall on Aristotle, and Bertolt Brecht theories. The important aspects based on the Aristotelian theory are: the delusory atmosphere Catharsis, unit of action, verisimilitude, peripeteia, acknowledgment (recognition). The illusion rupture, the political and social aspects, the single scenes, the detachment are some of the elements analized based on the Brechtian thesiseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009VanessaHickmann.pdf: 612569 bytes, checksum: 0c1b214c75adbddc41c1ac15bc3e7a60 (MD5) Previous issue date: 2009-04-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAraújo, Alcione - 1945-por
dc.subjectTeatropor
dc.subjectAnálise linguísticapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectAraújo, Alcione - 1945-eng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectLiterary formeng
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistic)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleO funcionamento da máquina de teatro e da máquina do mundo : a metalinguagem teatral de Alcione Araújopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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