Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGiordan, Maria Jurema-
dc.contributor.advisor1Schons, Carme Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256141988015714por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:10Z-
dc.date.available2011-04-06-
dc.date.issued2009-03-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/909-
dc.description.resumoEste trabalho investiga práticas discursivas de significação na constituição da identidade do sujeito-aluno na conclusão do ensino médio e ingresso no ensino universitário, tomando como corpus de análise as narrativas escritas pelos alunos que versam sobre os temas sonho, injustiça e espelho. Como embasamento teórico, toma os estudos da Análise do Discurso de linha francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux, que, ao incluir a categoria do sujeito no processo discursivo, afirma que todo significado demanda posições inconscientes e ideológicas que fazem com que o sujeito atribua sentido aos seus discursos. O estudo parte do entendimento de que o discurso não é estável e está sempre em processo de construção e que a identidade do sujeito, sendo constituída na e pela linguagem, não pode ser concebida como fixa, acabada, mas como um processo em movimento que se constitui juntamente com o sujeito e com o discurso. Como não há língua concluída, não há sujeitos nem identidades fixos e estáveis. Assim também, as considerações trazidas nesta investigação pretendem servir de reflexão sobre os discursos que constituem a identidade do sujeito, discursos assumidos como construção cultural que o sujeito faz de si mesmo e de sua inserção no coletivo, assumindo papéis que lhe são legados ou transformando-os, e, ao assumi-los ou transformá-los, constrói para si uma nova identidadepor
dc.description.abstractThis work investigates practical discursives in the constitution of the identity of the subject-students in the conclusion of the secondary education and ingression in university education taking as analysis corpus the narratives written for the pupils who turn on the subjects dream, injustice and mirror. As theoretical basement, it takes the studies of the Analysis of the Speech of French line, derivative of the works of Michel Pêcheux, that, when including the category of the subject in the discursive process, affirms that all meant demand unconscious and ideological positions that make with that the subject attributes sensible to its speeches. The study it has left of the agreement of that the speech is not steady and is always in construction process and that the identity of the subject, being consisting in and for the language, cannot be conceived as fixed, be finished, but as a process in movement that if constitutes together with the subject and the speech. As it does not have concluded language, it does not have subjects nor fixed and steady identities. Thus also, the considerations brought in this inquiry intend to serve of reflection on the assumed speeches that constitute the identity of the subject, speeches as cultural construction that the subject makes exactly of itself and its inseção in the collective one, assuming roles that it they are legacies or transforming them, and, to the assume them or to transform them, constructs for himself a new identityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009MariaJuremaGiordan.pdf: 988431 bytes, checksum: 523a65c44be77bffe71a8a66f58ad8a2 (MD5) Previous issue date: 2009-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectAnálise do diálogopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDialogue analysiseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDiscurso, sujeito e subjetividade : a escrita de si na constituição da identidade do sujeito-aluno na conclusão do ensino médio e ingresso no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009MariaJuremaGiordan.pdf965.26 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.