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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/905
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Anáfora indireta : uma dimensão cognitiva da linguagem em textos publicitários |
???metadata.dc.creator???: | Vargas, Maria Elizabete Borges |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Toldo, Claudia Stumpf |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho, fazemos uma análise de alguns slogans publicitários veiculados na Revista Veja, e também na internet, entre os anos de 2004 e 2007. Partimos do pressuposto de que esse gênero textual apresenta a interação entre produto e consumidor como foco principal, utilizando-se, para isso, de recursos lingüísticos e perceptivo-cognitivos. Entendemos, pois, a língua como ação conjunta e como um fenômeno, a um só tempo, social e cognitivo. Para orientar nossas reflexões, brevemente visitamos as considerações que Van Dijk estabelece entre linguagem, cognição e da compreensão de leitura enquanto processo cognitivo. Nessa perspectiva, tratamos de analisar um gênero textual que atinge os públicos mais diversificados: o texto publicitário que é, sem dúvida, um dos gêneros mais propícios para suscitar desejos e promover o bem-estar social -- coletivo ou individual. Ao circunscrever as práticas sociais na promoção do consumo, refletimos como a publicidade delineia suas construções lingüístico-cognitivas à luz dos Estudos da Referenciação -- mais precisamente sobre a ocorrência das anáforas indiretas -- a fim de entender melhor o emprego do pronome indefinido (tudo). Consideramos que há, nesse "pronome indefinido" bastante lacunoso, uma ocorrência explícita de anáfora indireta, cujo papel principal é, além de encapsular, fazer uma ancoragem a partir de um processo cognitivo. Essa âncora situa-se em elementos contextuais -- focos implícitos armazenados em nossa memória a partir de conhecimentos de mundo organizados - e não somente (co)textuais para que se dê uma inferência discursiva. Para tanto, fundamentamos essa abordagem nos estudos sobre Referenciação, mais especificamente a anáfora indireta, sob a orientação teórica de Koch e Marcuschi. Pretendemos demonstrar que a anáfora indireta exige um maior custo cognitivo do que normalmente ocorre com as anáforas, além de que, conseqüentemente, os leitores usariam de diferentes conhecimentos de mundo para entendê-la. Em geral, as expressões anafóricas são previstas nas teorias semânticas como introdutor de referentes. O que tentaremos mostrar é que nem sempre a Anáfora Indireta pressupõe um antecedente (co)textual, mas, todavia, um antecedente cognitivo, que varia, a partir do ponto de vista e conhecimento de mundo, de leitor para leitor, bem como da intenção e âncora cognitiva, de publicidade para publicidade. Nesse sentido, acreditamos que essa escolha pela Anáfora Indireta influencia no sucesso da propaganda, à medida que colaborativamente constrói e subjetiva mundos com o leitor/consumidor, valendose, para isso, de recursos lingüísticos |
Abstract: | In this paper, we will analyze some publicity slogans advertised on Veja Magazine, and on the internet, between the years of 2004 and 2007. We start from the assumption that this textual style presents the interaction between product and consumers as main focus, making use of linguistic and perceptive-cognitive resources. We understand language as a combined action and as a phenomenon, at the same time, social and cognitive. To guide our thoughts, we shortly visited the considerations that Vygotsky and Van Dijk establish between language, cognition and the reading comprehension while cognitive process. In this perspective, we managed to analyze a textual style that reaches the more diversified audiences: the publicity text which is, undoubtedly, one of the styles with more chances to instigate desire and promote social welfare. When circumscribing the social practices in consumption promotion, we contemplated how publicity outlines its linguistic-cognitive constructions facing the Referencing Studies more precisely about the occurrence of indirect anaphors to better understand the employment of the indefinite pronoun (everything). We consider that there is, in this very lacunar indefinite pronoun , an explicit occurrence of indirect anaphora, which main role is, not only encapsulate, but to anchorage from a cognitive process. This anchor is placed in contextual elements implicit focuses stored in our memory from organized world knowledge and not only (co)textual so it s given a discursive inference. Hence, we found this approach in studies about Referencing, more specifically the indirect anaphora, undertheoretic orientation from Koch and Marcuschi. We intend to demonstrate that the Indirect Anaphora demands a higher cognitive cost than normally occurs with the anaphors, besides, consequently, readers would use different world knowledge to understand them. Generally, anaphoric expressions are previewed on the semantic theories as referent introductory. What we will try to demonstrate is that the Indirect Anaphora not always assumes a (co)textual antecedent, but, however, a cognitive antecedent, that varies, depending on the point of view and world knowledge, from reader to reader, as well as of the intention and cognitive anchor, from publicity to publicity. In this matter, we believe that this choice for the Indirect Anaphora influences the success of the advertising, as it cooperatively builds and subjects worlds with the reader/consumer, for this relying on linguistic resources |
Keywords: | Anáfora (Linguística) Referência (Linguística) Publicidade Slogans Anaphora (Linguistics) Reference (Linguistics) Publicity Slogans |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/905 |
Issue Date: | 31-Mar-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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