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dc.creatorBristot, Sílvia Letícia Duarte Scopel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2341820030198274por
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:08Z-
dc.date.available2011-03-31-
dc.date.issued2010-04-12-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/900-
dc.description.resumoO presente trabalho destina-se a investigar a produção textual, no gênero dissertativoargumentativo, de alunos concluintes do Ensino Médio, e, potencialmente candidatos em processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. O objetivo foi o de saber se a proposta de texto interfere na rientação argumentativa defendida pelo aluno, em seu texto. A teoria linguística que orientou a pesquisa é a ADL, em sua forma mais recente, Teoria dos Blocos Semânticos. Sob o amparo dessa teoria, a metodologia constou em utilizar a proposta de texto da edição 2005 do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM -, aplicando-a na íntegra para uma determinada turma. As duas demais turmas tiveram acesso a um dos textos-estímulo constantes na proposta, mas que tomam o tema Trabalho Infantil sob óticas contrárias. Os resultados da pesquisa demonstram que a proposta de texto não interfere decisivamente na orientação argumentativa defendida pelo aluno, uma vez que, para a maioria dos casos, o que falta é a capacidade de ler, apreender argumentativamente a proposta de texto, para então, com ela alinhar-se, ou refutá-la. Chega-se também à conclusão de que o conceito de autoria, dentro dos limites da ADL -- TBS, parece ser a capacidade de criar encadeamentos inovadores entre predicados cujos sentidos já estão cristalizados na línguapor
dc.description.abstractThis study pretend to investigate the textual production, in the gender dissertateargumentative, by students graduating at high school, and potential candidates in selection processes for entry to Higher Education. The objective was to know if the text proposition interferes with the argumentative orientation held by the student, in your text. The linguistic theory that guided the research is the ADL, in its most recent form, Blocks Semantic Theory. Under the support of this theory, the methodology consisted of using the proposed text at 2005 edition of the National Examination of High School - ENEM apply it in its entirety for a particular class. The two other classes had access to one of the stimulus texts contained in the proposal, but taking the issue Childish Labor under contrary optical. The survey results show that the proposed text does not interferes decisively in the direction of argument defend by the student, because, for most cases, what is lacking is the ability to read, to seize reason with the proposed text, and then, with it agree, or refute it. There was also the conclusion that the concept of authorship within the limits of the ADL - TBS seems to be the ability to create innovative linkages between predicates whose meanings are already crystallized in the languageeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010SilviaLeticiaScopelBristot.pdf: 7644214 bytes, checksum: e4e5d1c27415d896d328aac85f3027cd (MD5) Previous issue date: 2010-04-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectAnálise linguísticapor
dc.subjectCoesão (Linguística)por
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectRhetoriceng
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistic)eng
dc.subjectCohesion (Linguistics)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleProposta de texto dissertativo-argumentativo e autoriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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