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dc.creatorHanel, Andréia Inês-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1549995852197248por
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:07Z-
dc.date.available2011-03-28-
dc.date.issued2010-01-07-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/893-
dc.description.resumoA Semântica Argumentativa ± em especial a Teoria da Polifonia, proposta por Ducrot (1990), e ambos ± foi eleita como base teórica para essa Pesquisa, por acreditarmos que os princípios e conceitos linguísticos que a regem são os que melhor dão conta de mostrar o modo como a argumentação aparece nas relaçõ es linguísticas significadas no discurso. A partir dessa fundamentação, o presente trabalho verifica se a semântica argumentativa apresenta elementos teóricos capazes de qualificar a compreensão das propostas de redação, a delimitação de seus temas e a seleção e organização dos argumentos durante a produção escrita, o que pode ser abreviado na seguinte questão: a semântica argumentativa apresenta subsídios teóricos que qualificam a delimitação dos temas das propostas de redação ± delimitação essa que permita não apenas a ação de justificar determinadas afirmações, mas também transgredir, contra-argumentar, como aponta a TBS, quando estabelece que as estruturas semânticas em PT (port au nt ± ³mesmo assim´) são tão básicas quanto as estruturas em DC (d onc ± ³portanto´)? As propostas de redação foram selecionadas como objeto de estudo, tendo em vista que as provas das Instituições de Ensino Superior (IES) se igualam no seguinte critério, indispensável para ingressar nesse nível de ensino: os candidatos precisam demonstrar capacidade de redigir um texto de caráter dissertativo-argumentativo, revelando competência de usar a língua e de posicionar-se, criticamente, frente a um assunto. Desejamos contribuir, teoricamente, para a delimitação do tema das propostas de redação, além de possibilitar o exercício da cidadania, por meio da reflexão e da ampliação do universo crítico pela multiplicidade de ideias, graças ao reconhecimento da possibilidade da coexistência de diferentes pontos de vista, perspectiva já almejada, pelos PCN, como uma ação voltada, obretudo, à promoção da mudança socialpor
dc.description.abstractThe Argumentative Semantics - especially the Poly phony Theory, proposed by Ducrot(1990), and the Semantic Block s Theory (SBT), presented by Carel in 1992 and developed by both of them, was chosen as a theoretical basis for this research, because we sincerely believe that the principles and linguistic concepts which manage ± they are the ones which best supply the way the argumentations appears in the linguistic relationships used in the speech. From this, the present essay verifies if the argumentative semantics shows theoretical elements which are capable of qualify the comprehension of the essay proposals, the delimitation concerning their themes and also the selection and organization of the arguments during the written production, which can be abbreviated in the following question: the argumentative semantics presents theoretical support which qualify the delimitation of the writing proposals subject ± this delimitation has not just enables the action of justify specific actions as well to transgress ± to argue back according to the SBT, when it establishes that the semantic structures in PT (portaunt ± ³and y et´) are as basics as the structures in DC (donc ± ³therefore´)? The writing proposals were selected as a study object, aiming that the college tests are lik ewise in the follow standard, essential to join this level of education: the applicants need to demonstrate capacity to write a text which contains a level-argumentative context, revealing qualification to use the language and also to be capable of writing their opinions in an effective way, when they have to face a subject. Finally, we wish to contribute, theoretically, for the theme delimitation which are supposed to be in the writings, apart from mak ing possible the citizenship rights, through reflection and enlargement of the critical universe and the diversity of ideas, thank s to the ack nowledgement of the possibility concerning the coexistence of different points of view, a perspective which has already been aspired, by the PCN, as an action which concerns, mainly , to the social change elevationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010AndreiaInesHanel.pdf: 1233845 bytes, checksum: ef41b54d078f92234a1bc98f2c0bd4e2 (MD5) Previous issue date: 2010-01-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectSemânticapor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectRedaçãopor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectSemanticseng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectWritingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleAvaliação de propostas de produção de textos dissertativo-argumentativos à luz da teoria da argumentação da línguapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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