???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Rovana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2512745983317816 | por |
dc.contributor.advisor1 | Burlamaque, Fabiane Verardi | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:06Z | - |
dc.date.available | 2011-03-28 | - |
dc.date.issued | 2010-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/890 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa traz como objeto de estudo a série A mediadora, de Meg Cabot. Nesta investigação, que se vincula à linha de pesquisa Leitura e formação do leitor, são observadas as experiências de leitura de vinte jovens com idade entre treze e vinte e sete anos, as quais fazem parte de uma comunidade leitora, também denominada A mediadora, hospedada na página de relacionamentos Orkut. Os dados coletados por meio de questionário aplicado ao grupo através de correspondência eletrônica são analisados com base em estudos da Estética da Recepção e da Teoria do Efeito, empreendidos, respectivamente, por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. O objetivo geral do estudo consiste em apreender as experiências de vida e preferências de leitura que essas leitoras têm em comum e que concorrem para a escolha da série em foco. Já os objetivos específicos são: verificar se as participantes tiveram o mesmo tipo de formação leitora e quais foram os fatores e mediadores envolvidos nesse processo; observar as razões que as levam a selecionar essa coleção, relacionando sua experiência real com sua experiência literária; evidenciar a forma como se processa a interação entre o texto, a leitora e a autora, bem como a forma como se dá a recepção da série pelas jovens, destacando suas expectativas em relação à obra, e, finalmente, analisar a forma pela qual se dá a socialização de leituras entre as pesquisadas. A realização desta pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo e bibliográfico justifica-se pela escassez de estudos relativos à recepção de obras e textos pelo público feminino jovem | por |
dc.description.abstract | This research has as object of study the series "The Mediator , by Meg Cabot. In this investigation, related to the line of research Reading and reader formation , are observed the reading experiences of twenty young adults with ages between thirteen and twenty seven years old, which make part of a reading community, also named The Mediator hosted in Orkut. The data collected by a questionnaire applied to the group by electronic mail are analyzed based on the studies of Reception Aesthetics and the Theory of the Effect,performed,respectively by Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser.The overall objective of this study is to understand the experiences and preferences that these readers have in common and results in the choice of the series in focus. The specifics objectives are:Verifying if all the participants had the same kind of reading formation and which were the factors and mediators involved in this process; Observing the reasons that lead them to choose this collection, related with their real experience and literally experience; Showing not only the way thatthe text, the reading and the author interact, as the way the young readers receipt the series, highlighting their expectations related to the book, and, finally, analyzing the way that occurs the reading socialization between the researches. The writing of this study, by qualitative, interpretive and bibliographic research, is justified by the fewer studies related with the reading reception of the young female audience | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010RovanaChaves.pdf: 965818 bytes, checksum: 7ab5165791241a3bc56da5924af165b5 (MD5) Previous issue date: 2010-04-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura - História e crítica | por |
dc.subject | Leitura - Meios Auxiliares | por |
dc.subject | Literatura - Estética | por |
dc.subject | Leitura - Prática | por |
dc.subject | Literature - History and criticism | eng |
dc.subject | Reading - Aids and devices | eng |
dc.subject | Literature - Aesthetics | eng |
dc.subject | Reading - Practice | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.title | A série "A Mediadora" e as jovens leitoras | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010RovanaChaves.pdf | 943.18 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.