Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Aline Wieczikovski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347670913948979por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:06Z-
dc.date.available2011-03-25-
dc.date.issued2010-07-02-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/889-
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado busca demonstrar como ocorre a construção do sentido da metáfora em textos publicitários. A partir das reflexões de Émile Benveniste, acerca da Teoria da Enunciação, a metáfora é analisada como elemento organizador do sentido do texto em que está inserida. Nesse caso, a metáfora desempenha um importante papel na arquitetura textual e no cumprimento das funções que o texto publicitário tem. Essa é uma importante observação, pois, se assim considerada, a metáfora não pode mais ser vista como um recurso de linguagem meramente ornamentador. A análise, amparada no fundamento enunciativo, observa a metáfora como uma ocorrência linguística que tem uma dupla articulação: a língua como sistema de signos e a língua enquanto comunicação, ou seja, a língua que é forma e a língua que é sentido, é discurso. A fim de compreender o corpus deste trabalho - o texto publicitário - foi essencial a presença do estudo de Bakhtin sobre os gêneros do discurso, porque nele manifesta-se uma base reflexiva, também, enunciativa, onde o enunciado é compreendido como a unidade mínima da comunicação discursiva, e sua produção e funcionamento, na prática social, criam o sentido do discurso. Consoante à expressão bakhtineana dos gêneros discursivos, expõe-se o trabalho de Marcuschi sobre os gêneros textuais, para assim fundamentar as funções que o texto publicitário exerce frente à sociedade. Algumas características desse gênero são destacadas a partir do posicionamento de estudiosos do texto publicitário, visto que a imagem desempenha um papel colaborativo na construção dos sentidos. A partir das análises enunciativas das metáforas, observou-se que o sentido metafórico só existe na cena enunciativa determinada pelo locutor, ou seja, pela posição única que ele assume perante seu alocutário em cada enunciado, em cada discursopor
dc.description.abstractThe study presented here aims to demonstrate how the construction of the metaphor‟s meaning occurs in advertising texts. From Émile Benveniste reflections about the Enunciation Theory, the metaphor is analyzed as an organizing element of the meaning of the text where it is inserted. In this case, the metaphor plays an important role in the textual architecture and in the fulfilment of the functions the advertising text has. This is an important observation, because if so considered, the metaphor can no longer be seen as a merely ornamental language resource. The analysis, supported on the enunciative foundation, observes the metaphor as a linguistic occurrence wich has a double articulation: the language as a system of signs and the language as communication, ie the language that is form and language that is speech. In order to understand the corpus of this work ─ the advertising text ─ it was essential the presence of Bakhtin‟s study on the genres of discourse, because on it a reflective basis is expressed, as well enunciative, where the enunciation is understood as the minimum unit of the discursive communication, and its production and operation, in social practice, create the sense of the speech. Consonant to the bakhtin‟s expression on the discursive genres, it‟s exposed the Marcuschi‟s work on the textual genres, thus substantiating the functions the advertising text exercises before the society. Some characteristics of this genre are distinguished from the position of scholars on the advertising text, whereas image plays a collaborative role in the construction of the senses. From the enunciative analysis of the metaphors, it was observed that the metaphorical sense exists only in the enunciative scene determined by the announcer, ie by the one position he assumes before the listener in each enunciation, in each speecheng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010AlineWieczikovskiRocha.pdf: 2170088 bytes, checksum: 8d09ae110d11759cc20fe861a3328102 (MD5) Previous issue date: 2010-07-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectComunicação de massa e linguagempor
dc.subjectRedação de textos jornalísticospor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectPublicityeng
dc.subjectJournalism - Authorshipeng
dc.subjectMass media and languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleUm estudo enunciativo da metáfora em textos publicitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.