Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Gustavo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0110085648427552por
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:06Z-
dc.date.available2010-12-22-
dc.date.issued2008-08-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/885-
dc.description.resumoO presente trabalho combina a pesquisa de natureza bibliográfica e a de campo com o intuito de fornecer subsídios aos mediadores da leitura a respeito da formação de leitores multimidiais, capazes de ler diferentes tipos de texto, em diferentes linguagens. A pesquisa de campo compreendeu coleta de dados a partir de observações de práticas leitoras multimidiais desenvolvidas no Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo/RS Mundo da Leitura, análise de registros em formulários específicos, e de posteriores entrevistas com seus monitores, bem como visitas a uma escola municipal da referida cidade para observações de suas atividades diárias e aplicação de questionários com professoras e alunos. Na pesquisa ora apresentada, a leitura é entendida como uma prática social e cultural, que, apoiada em uma mediação competente, confere aos sujeitos melhores níveis de criticidade e cidadaniapor
dc.description.abstractThe present study combines both bibliographic and field research with the aim of providing subsidies to mediators of reading about the formation of multimedia readers, able to read different types of text, in different languages. The field research consisted on a collection of data from multimedia reading practices developed in the Reference Center for Literature and Multimedia of the University of Passo Fundo/RS Mundo da Leitura , an analysis of records in specific forms, and subsequent interviews with their monitors, as well as visits to a municipal school in the mentioned city for observation on their daily activities and application of questionnaires to teachers and students. In the research here presented, reading is understood as a social and a cultural practice, which, supported by a competent mediation, gives the ones involved with it higher levels of criticity and citizenshipeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008GustavoBarrosBezerradeMelo.pdf: 9219838 bytes, checksum: 32db7e2135323ceb8c0f3d329c4bc684 (MD5) Previous issue date: 2008-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLeitura - Meios Auxiliarespor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectEducação - Multimídia interativapor
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectReading - Aids and deviceseng
dc.subjectReading - Practiceeng
dc.subjectEducation - Interactive multimediaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleFormação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.