Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Aline Fantinel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6419350993229756por
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:05Z-
dc.date.available2010-11-18-
dc.date.issued2010-05-07-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/884-
dc.description.resumoA teoria da Argumentação na Língua, por meio da Teoria dos Blocos Semânticos e mais recentemente da Teoria Polifônica Ampliada, pode oferecer um novo direcionamento à questão da leitura e consequentemente à questão do título do texto como estratégia de leitura e produção textual, ao atribuir papéis bem definidos tanto ao locutor/ autor quanto ao interlocutor/leitor e principalmente ao reforçar a ideia de que o sentido do texto está inscrito na língua e expresso no discurso, sendo, portanto, argumentativo e essencialmente de dentro para fora da língua. Nessa perspectiva, este estudo visa a analisar a relação argumentativo-polifônica entre os cinco títulos e os respectivos textos das provas de proficiência de leitura em inglês selecionados, através dos encadeamentos argumentativos neles expressos. A partir disso, explicita-se que, de acordo com esse ponto de vista, o título, satisfatoriamente classificado como uma estratégia de leitura, comporta a argumentação central do texto, caso em que sintetiza ou encapsula todo o encadeamento argumentativo, não apenas segmentos dele. Por fim, comprovou-se que a ADL pode auxiliar na leitura de textos tanto em língua materna quanto em língua estrangeira, especialmente no que diz respeito à explicitação dos blocos semânticos constituídos e dos aspectos argumentativos selecionados, visando a oferecer uma orientação teoricamente segura tanto para a leitura e análise de títulos de textos quanto para sua elaboraçãopor
dc.description.abstractThe Theory of Argumentation Within Language, through the Theory of Semantic Blocks and, more recently, the Enhanced Theory of Polyphony, can offer a new direction to the reading and therefore to the title of the text as a reading and textual production strategy, as it assigns welldefined roles to both the speaker/ author and the speaker/ reader, and especially to reinforce the idea that the meaning of the text is inscribed within the language and expressed in the speech, being, therefore, argumentative, and essentially inside out of it. This way, this study aims to analyze the argumentative-polyphonic relationship between the five titles and the texts taken from the reading proficiency tests in English, by means of the argumentative chains xpressed in them. To do so, we point out that, according to this point of view, the title, satisfactorily classified as a reading strategy, contains the main argumentation of the text, which means it encapsulates all the argumentative chain. Finally, this study found that the TAL can help in the reading process in both native and foreign language, especially as regards the semantic blocks made and the semantic argumentative aspects selected, in order to serve as a guide to both theoretically secure reading, analysis of the titles of the texts and to make them upeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010AlineFantinelAlves.pdf: 715779 bytes, checksum: 3c90809075d46dc24ec68cc8c788673b (MD5) Previous issue date: 2010-05-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemânticapor
dc.subjectLíngua inglesa - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectSemanticseng
dc.subjectEnglish language - Criticism and interpretationeng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleRelação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglêspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.