???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/871
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura na formação do leitor : representações da 4ª Jornadinha |
???metadata.dc.creator???: | Röhrig, Adriana |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Burlamaque, Fabiane Verardi |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo consiste em uma análise sobre o papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí-RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Semiótica pierciana, da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados de posicionamentos, uma vez que a metodologia desta pesquisa se vale da obra de Judith Langer intitulada Pensamento e experiência literários compreendendo o ensino de literatura, na qual a reflexão da autora sobre a experiência literária se pauta em quatro posicionamentos. Assim, esta reflexão procura compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo desta dissertação |
Abstract: | Diese Arbeit besteht aus einer Analyse der Jornadinhas Nacionais de Literatura von Passo Fundo, die zuwirdert die Darstellungen der 4. Ausgabe, für Kinder, die 10 Jahren alt sind. Diese Kinder sind aus dem Mittelstand von Ijuí. Sie lernen in einer Privatschule. Es werden Erlebnisberichte der Schüler in vier verschiedenen Momente analysiert: Pierces Semiotik, Rezeptionsästhetik und Soziologie der Lektüre. Die vier Momente sind als Haltungen genannt, weil die Methode dieser Forschung ein Werk von Judith Langer Benutz, Pensamento e experiência literários compreendendo o ensino de literatura, in dem die Reflexion der Autorin sich auch auf die vier Haltungen wirkt. Diese Überlegung möchte verstehen, wie die Erfahrungen mit Lektüre und Leben sich geben, und in welchem Moment sie sich im Prozess der Bildung der 4. Jornadinha de Literatura kreuzen und Darstellungen für die Zuhörer dieser Arbeit stimmen |
Keywords: | Jornadinha Nacional de Literatura Leitura Literatura infanto-juvenil Messwert Kindliteratur |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/871 |
Issue Date: | 9-Jun-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2008AdrianaRohrig.pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.