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dc.creatorTrindade, Charlene Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9054115944138338por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:02Z-
dc.date.available2016-09-05-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationTRINDADE, Charlene Oliveira. The language marks of subjectivity: a study of uniqueness in expository discussion forum on distance education. 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/863-
dc.description.resumoNeste trabalho, temos o propósito de realizar um estudo enunciativo em fórum de discussão na educação a distância. Nosso objetivo geral é investigar de que forma se constituem as marcas subjetivas na linguagem do tutor, no contexto da educação a distância, a partir da abordagem da singularidade enunciativa da/na língua, fundamentada pela Teoria da Enunciação de Émile Benveniste (2005/2006) e também estudada por Flores e Teixeira (2008), Fiorin (2005) e Maingueneau (1996). Nesse contexto teórico, utilizamos como corpus as enunciações dos tutores do Curso de Graduação em Letras Português e Literaturas a distância, da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à Universidade Aberta do Brasil, no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle, mais especificamente, do fórum Artigo de Opinião e Carta Aberta da disciplina Gêneros e Leitura. As enunciações dos tutores foram analisadas e posteriormente confrontadas com as enunciações do professor da disciplina, que disponibilizou duas videoaulas no ambiente virtual sobre o tema para ser discutido no fórum. A análise buscou confirmar as hipóteses de que o tutor da educação a distância é um sujeito que repete o enunciado do outro, porém mostra sua subjetividade; ou de que o tutor é um sujeito que conquista seu lugar, mostra seus pontos de vista e modifica sintaticamente, mas não semanticamente, o enunciado do professor. A análise foi realizada por meio da verificação das marcas enunciativas de subjetividade mais evidentes nas enunciações como a categoria de pessoa, tempo e espaço, e além de outros recursos linguísticos nomeados por Benveniste (2006b) como procedimentos acessórios em O Aparelho Formal da Enunciação. Ao final deste estudo, concluímos que o tutor da educação a distância, por meio de suas estratégias comunicativas, marca-se como um “professor” que promove a aprendizagem e motiva a participação no fórum de forma colaborativa, entretanto, esse tutor é um mediador que necessita do discurso do professor “autorizado” para amparar seu discursopor
dc.description.abstractIn this work, our purpose is to execute an enunciation study in the discussion forum on distance education. The general objective is verify how is constituted the subjective language marks from the tutor, in the distance education context , grounded by Enunciation Theory of Émile Benveniste (2005/2006) complemented with studies by Flores and Teixeira (2008), Fiorin (2005) and Maingueneau (1996). In this theoretical context, it was used as corpus the utterances from virtual learning environment of Undergraduate Course in Letters Portuguese and Literatures in the distance education modality, at Universidade Federal de Santa Maria, more specifically, the forum Artigo de opinião e carta aberta from the subject Gêneros e Leitura. The utterances of the tutors were analyzed and then confronted with the utterances of the subject professor, who released two video lessons in the virtual environment on the topic to be discussed at the forum. The analysis sought to confirm hypothesis that the distance education tutor is a person who repeats the statement of the other, but this tutor still shows its subjectivity; or that tutor is a person who conquers his place, but shows his views and modifies the professor‟ statement syntactically, but not semantically. The analysis was performed by verifying the enunciation marks more subjectivity obvious in utterances as one category, time and space, and in addition to other linguistic resources appointed by Benveniste (2006b) as accessories procedures in O Aparelho Formal da Enunciação. At the end of this study, we conclude that the distance education tutor, although his communication strategies, has an image of a teacher that promotes learning and motivates participation in the forum collaboratively, however, this tutor is a mediator who needs the professor speech to support his discourseeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016CharleneOliveiraTrindade.pdf: 1151062 bytes, checksum: 9dbc946aaa03fed9ca7f331dd2fc1800 (MD5) Previous issue date: 2016-04-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectDiscussões e debatespor
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectDiscussions and debateseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs marcas linguísticas da subjetividade: um estudo da singularidade enunciativa em fórum de discussão na EADpor
dc.title.alternativeThe language marks of subjectivity: a study of uniqueness in expository discussion forum on distance educationeng
dc.typeDissertaçãopor
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