???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/862
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Palagen, Elisângela de Britto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1352024915070481 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rettenmaier, Miguel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9201120360134334 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:09:02Z | - |
dc.date.available | 2016-09-05 | - |
dc.date.issued | 2016-03-21 | - |
dc.identifier.citation | PALAGEN, Elisângela de Britto. Don Camillo and. Peppone: Josué Guimarães, pseudonyms and voices in conflict. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/862 | - |
dc.description.resumo | O propósito principal desta pesquisa é interpretar crônicas jornalísticas das colunas Nosso pequeno mundo e Um dia depois do outro, publicadas em 1954 pelos “cronistas” fictícios Peppone e D. Camilo, ambos pseudônimos utilizados pelo escritor gaúcho Josué Guimarães, como enunciados construídos a partir dos discursos que as precederam, bem como das relações históricas em que estavam inseridas, apresentando-as como importantes manifestações discursivas que refletiram o contexto social da época em que foram publicadas, isso fez com que se tornassem verdadeiras obras literárias. Definiram-se, como corpora para esta pesquisa, as crônicas que representavam o embate entre as ideologias socialista e capitalista representadas pelos personagens cinematográficos de que Josué Guimarães apoderou-se para constituir seus pseudônimos. Também foram analisadas as crônicas que apresentavam indícios interdiscursivos com a obra As Muralhas de Jericó, de autoria de Josué Guimarães, visto que esta é estabelecida como o discurso pretérito potencializador das crônicas. Por estarem estabelecidas como enunciados que dialogam entre si de forma antagônico-ideológicas, esta pesquisa interpreta, a partir dos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin (1997, 1998, 2003, 2006) relativos ao dialogismo e à polifonia, as vozes inseridas nas crônicas que debatem sobre duas forças sociais e políticas divergentes: o socialismo e o capitalismo. Propõe-se, desse modo, um estudo sobre os gêneros discursivos a partir dos preceitos bakhtinianos, enfatizando o gênero discursivo crônica. Para as análises das crônicas,fez-se necessária a contextualização histórica na qual estava inserido o escritor, jornalista e político Josué Guimarães, para, consequentemente, apreciar a composição dos enunciadores que assinavam as colunas, Volta ao mundo e Um dia depois do outro, como sujeitos sóciohistoricamente constituídos. Por meio da concepção de que um sujeito define-se como serevento único, sócio-historicamente situado e culturalmente impregnado de ideologias, constituído na relação com outros sujeitos, estabeleceu-se esta pesquisa que pretende reconstruir a memória do jornalista e escritor Josué Guimarães, figura imponente na imprensa e na literatura gaúcha e nacional, por meio do legado deixado pela sua família ao Acervo Literário Josué Guimarães (ALJOG/UPF). Os parâmetros propostos pelas análises desta pesquisa permitiram evidenciar que sujeito, história e ideologias não se separam, e que, na constituição da consciência desse sujeito, as vozes pretéritas são as responsáveis pelos enunciados e pelos atos responsivos que delas são recorrentes | por |
dc.description.abstract | The main purpose of this research is to interpret journalistic chronicles of the columns Our little world and one day after the other, published in 1954 by "chroniclers" fictitious Peppone and D. Camillo, both pseudonyms used by the southern writer Josué Guimarães, listed as constructed from the speeches that preceded them, as well as the historical relations that were inserted, presenting them as important discursive events that reflected the social context of the time they were published, making them true literary works. It was defined as corpora for this research the chronic representing the struggle between the socialist and capitalist ideologies represented by film characters that Josué Guimarães seized to provide its pseudonyms. Also chronic presenting evidence were analyzed interdiscursive with the work The Walls of Jericho, written by Josué Guimarães, as this is established as the speech enhancer past chronic. As for being established as statements that interact with each other in an antagonistic-ideological form, this search interprets, from the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin (1997, 1998, 2003, 2006) related to dialogism and polyphony, the inserted in chronic voices debating on two divergent social and political forces: the socialism and capitalism. It is proposed that Similarly, a study of genres from Bakhtinian precepts, emphasizing the chronic discursive genre. For the analysis of chronic became necessary contextualization historical in which was inserted the writer, journalist and politician Josué Guimarães to, consequently, appreciate the composition of groups of speakers who signed columns Around the world and One day after the other as socio-historically constituted subject. Per through the concept that a subject is defined as the only being-event, socio-historically situated and culturally imbued with ideologies, constituted in relation to other subjects, settles this research that aims to rebuild the memory of journalist and writer Josué Guimarães, imposing figure in the press and in Rio Grande do Sul and national literature through the legacy left his family to Literary Collection Josué Guimarães (ALJOG / UPF). the parameters proposed for the analysis of this research have highlighted that subject, history and ideologies are inseparable, and that in the creation of awareness of this subject, the voices preterit are responsible for the statements and the responsive acts that these are recurrent | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016ElisangelaPalagen.pdf: 2217499 bytes, checksum: 54838ba1e2044ef6a5107e34de167a70 (MD5) Previous issue date: 2016-03-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Estudos Linguísticos e Estudos Literários | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise do discurso literário | por |
dc.subject | Crônicas | por |
dc.subject | Analysis of literary discourse | eng |
dc.subject | Chronicles | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Dom Camilo v. Peppone : Josué Guimarães, pseudônimos e vozes em conflito | por |
dc.title | Dom Camilo v. Peppone : Josué Guimarães, pseudônimos e vozes em conflito | por |
dc.title.alternative | Don Camillo and. Peppone: Josué Guimarães, pseudonyms and voices in conflict | eng |
dc.title.alternative | Don Camillo and. Peppone: Josué Guimarães, pseudonyms and voices in conflict | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2016ElisangelaPalagen.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.