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dc.creatorPinto, Sandra Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088091993085066por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marcia Helena Saldanha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3683646270959280por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:01Z-
dc.date.available2016-09-03-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.citationPINTO, Sandra Fonseca. Landscape as construction of the profane father figure and the holy father in a river called time, a home land called, Mia Couto. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/861-
dc.description.resumoO romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto, teve sua primeira edicao publicada em 2002, pela Editora Caminho, de Portugal. Neste romance, a fenomenologia da paisagem se configura sob a perspectiva do olhar de Marianinho, narrador-personagem, que retorna a ilha de Luar-do-Chao para o enterro de seu avo, Dito Mariano, o patriarca da familia, que se encontra clinicamente morto., ou seja, nem morto, nem vivo. O autor cria, nessa obra, um universo sagrado e mitico, por meio do dialogo entre os personagens e os elementos da natureza, considerados divindades, e as paisagens que se configuram dessa interacao. Este trabalho investiga a relacao do espaco fisico, cultural e historico, com a construcao da imagem do pai profano ou sagrado, com base nos estudos da paisagem, constituindo-se em uma pesquisa de natureza bibliografica. O aporte teorico que fundamenta esta investigacao sao as teorias de Michel Collot, com a concepcao de fenomenologia da paisagem, as consideracoes teoricas de Maurice Merleau-ponty, sobre a fenomenologia da percepcao, a nocao de espaco, lugar e topofilia de Yi-Fu Tuan, as contribuicoes de Georges Gusdorf e Mircea Eliade sobre o espaco mitico, bem como as contribuicoes da estudiosa Tabita Wittmann e do proprio autor Mia Couto sobre a cultura, crencas e costumes mocambicanos. Os resultados apontam para a forte presenca do profano e do sagrado nesse romance, percebidas nas paisagens constituidas sob a perspectiva do personagem Marianinho, construidas no espaco mitico da obra, representando a cultura mocambicana em relacao a natureza e a figura do pai, refletidas no romancepor
dc.description.abstractThe novel Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, Mia Couto, had its first edition published in 2002, for publishing company Caminho, from Portugal. In this novel, the landscape s phenomenology is configured through the perspective of Marianinho s view, narrator character, returning to the island of Luar-do-Chão for the funeral of his grandfather, Dito Mariano, the family patriarch, that is "clinically dead", in other words, neither dead nor alive. The author creates, in this novel, a sacred and mystical universe through dialogues between the characters and the nature elements, considered divinities, and landscapes that are part of this interaction. This work investigates the relationship of the physical, cultural and historical space, with the construction of the image of the profane or holy father, based on landscape studies, constituting in a bibliographical research. The contribution that founded this research are theories of Michel Collot, with the conception of the landscape s phenomenology, the theoretical considerations of Maurice Merleau-ponty, about phenomenology of perception, the notion of space, place and topophilia of Yi-Fu Tuan, the contributions of Georges Gusdorf and Mircea Eliade about the mythical space, as well as the contributions of Tabitha Wittmann and the author Mia Couto about the culture, beliefs and Mozambican customs. The results point to the intense presence of the profane and the sacred in this novel, perceived in landscapes constituted from the perspective of the character of Marianinho, constructed in the mythical space of the literary work, representing the Mozambican culture in relation to the nature and father figure, reflected in the noveleng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016SandraFonsecaPinto.pdf: 576273 bytes, checksum: ac3674c92fd2033c8f34b4d1a539dc76 (MD5) Previous issue date: 2016-04-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura africana -- Moçambiquepor
dc.subjectAnálise do discurso literáriopor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectCrítica textualpor
dc.subjectAfrican literature - Mozambiqueeng
dc.subjectAnalysis of literary discourseeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectTextual criticismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA paisagem como construção da figura do pai profano e do pai sagrado em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Coutopor
dc.title.alternativeLandscape as construction of the profane father figure and the holy father in a river called time, a home land called, Mia Coutoeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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