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dc.creatorBorges, Juliane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7508024493470696por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:00Z-
dc.date.available2016-06-04-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationBORGES, Juliane. The I and thou in the discourse of agricultural advertising : an effective relationship ?. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/852-
dc.description.resumoEste estudo intitulado O eu e o tu no discurso da publicidade agrícola:uma relação efetiva? se propõe a analisar a relação entre o eu e o tu na publicidade direcionada ao segmento agrícola, tomando como referência os pressupostos teóricos de Émile Benveniste. O estudo parte do propósito de verificar a efetividade ou não da relação entre empresas anunciantes (eu) e os consumidores no setor agrícola (tu), mediante a análise da apropriação do sistema da língua pela publicidade e o estabelecimento da relação entre o eu e o tu no discurso publicitário, além do reconhecimento do ele (produto/marca) pelo público-alvo (agricultores). Para atender aos objetivos do estudo, tomou-se como base a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste apresentada nos textos: A Natureza dos Pronomes (1956); Da Subjetividade na Linguagem (1958); Semiologia da Língua (1969) e O Aparelho Formal da Enunciação (1970). Os corpora de pesquisa são constituídos da fala de dezesseis agricultores entrevistados, dos quais quatro integraram a análise, e cinco anúncios de mídia impressa. A pesquisa é qualitativa, desenvolvida com base em estudo de campo, e a técnica de coleta de dados foi a entrevista em profundidade, com perguntas semiabertas. A análise, realizada a partir de recortes da transcrição das entrevistas, teve como critério de seleção as respostas mais completas. A análise dos recortes das entrevistas buscou evidências da identificação dos agricultores como o tu do discurso publicitário, da compreensão da mensagem publicitária presente nas peças e do reconhecimento do ele (produto/marca anunciado), por meio da apropriação das categorias da enunciação (pessoa, tempo e lugar) e sua relação com três diretrizes da produção publicitária: a) conhecimento sobre o público-alvo (perfil socioeconômico-cultural); b) conhecimento sobre o comportamento de compra do público-alvo (necessidades, influências, referências e preferências); c) conhecimento sobre o segmento de atuação do anunciante (mercado agrícola). Os resultados apontam que há, de fato, dificuldade de compreensão da maioria dos agricultores em relação ao conteúdo da mensagem publicitária com a qual não se identificam, não estabelecendo, portanto, uma relação efetiva entre e o eu e o tu. O fator mais evidente na fala dos agricultores é a ausência de identificação do ele (produto/marca anunciado), pois, enquanto sujeito da enunciação, ao instituir-se como o eu para analisar as peças publicitárias, os entrevistados não situam a não-pessoa em seu discurso, o que invalida sua presença na interação anunciante-consumidorpor
dc.description.abstractThis study entitled The I and You in the speech of the agriculture s advertisement: An effective relation? intents to analyse the relation between the I and the You in the advertisement directed to the agriculture segment, using as reference the theory of Émile Benveniste. The study begins from the purpose of verifying the effectivity of the relation between the advertising companies (I) and the consumers in the agriculture segment (You), by means of the analysis of the appropriation of the language system by the advertisement and the establishment of the relation between the I and the You in the publicitary speech, as well as the recognizement of the You (product/brand) by the target-public (farmers).To fulfill the objectives of the study, it was used as a base the Enunciation Theory of Émile Benveniste presented in the texts: The Nature of the Pronouns (1956); Of the Subjectivity in the Language (1958); Semiology of the Language (1969) and The Formal Device of the Enunciation (1970). The corpora of the research are constituted by speech of sixteen farmers interviewed, of which four integrated the analysis, and five printed media advertisements. The research is qualitative, developed with base in field study, and the data collection technique was the in terview in depth, with semi-open questions. The analysis, done after segments of the transcription of the interviews, had as selection criteria the most complete answers. The analysis of the segments of the interviews sought evidence of the identification of the farmers as the You of the publicitary speech, of the compreension of the publicitary message present in the advertisements and of the recognizement of the It (product/announced brand), by means of the appropriation of the categories of enunciation (person, time and place) and its relation with three guidelines of the publicitary production: a) knowledge about the target-public (social, cultural and economic profile); b) knowledge about the buying-behavior of the target-public (needs, influences, references and preferences); c) knowledge about the segment of acting of the advertiser (agriculture market). The results indicate that there is, in fact, difficulty in the compreension by the farmers of the content of the publicitary message, as they do not identify themselves, and thus not establishing na effective relation between the I and the You. The most evident factor in the farmers speech is the absence of the identification of the It (product/announced brand), since that, as subject of the enunciation, when putting themselves as the I to analyse the advertisements, the interviewed do not put the non-person in their speech, and that invalidate its presence in the interaction advertiser-consumereng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015JulianeBorges.pdf: 1447905 bytes, checksum: 8a975663a96b10a0d8c5c104246112da (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discurso - Publicidadepor
dc.subjectComunicação escritapor
dc.subjectEconomia agrícolapor
dc.subjectSpeech Analysis - Advertisingeng
dc.subjectWritten communicationeng
dc.subjectAgricultural economicseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO eu e o tu no discurso da publicidade agrícola : uma relação efetiva?por
dc.title.alternativeThe I and thou in the discourse of agricultural advertising : an effective relationship ?eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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