???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/846
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | (Im)parcialidade na comunicação jornalística : questões enunciativas e a subjetividade na linguagem |
Other Titles: | ( Im) partiality in journalistic communication : enunciation issues and subjectivity in language |
???metadata.dc.creator???: | Euzebio, Valaci |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Toldo, Claudia Stumpf |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo pretende discutir a existência (ou não) da imparcialidade jornalística, tendo em vista a existência da subjetividade na linguagem, tão amplamente discutida no meio acadêmico, fato que explica essa reflexão científica. O tema da pesquisa centra-se na questão da imparcialidade, sendo esta percebida como um dos alicerces do jornalismo, ressaltando que a própria isenção sobre um tema já mostra um posicionamento, e a subjetividade sendo marcada pela linguagem utilizada no texto. A justificativa aponta que a comunicação social apresenta essa diversidade de relações, fazendo uma analogia pode-se dizer que de um lado está o discurso para a comunicação, e do outro a subjetividade da língua, envolvendo a Teoria da Comunicação e a Teoria da Enunciação. O corpus de análise centra-se em três notícias da Revista Veja, no formato on-line, publicadas no seu site oficial, envolvendo o tema educação, cujos títulos são Em 2022, Brasil será um país de alfabetizados e nada mais , Fies: prazo de inscrição para pré-selecionados termina nesta terça-feira , e Barreiras para melhorar a educação brasileira são políticas., diz economista do Banco Mundial . Esse fenômeno envolve língua, linguagem, homem e sociedade de tal forma que fica impossível separá-los. Eles se tornaram elementos indissociáveis. Sendo assim, fundamentamos a necessidade de investigar a imparcialidade e a subjetividade neste gênero textual: a notícia on-line. A metodologia caracteriza uma pesquisa descritiva, bibliográfica e com abordagem qualitativa. Nesse sentido, desenvolvemos um percurso metodológico de leitura e de escrita. O primeiro capítulo é introdutório, apresentando o que vai ser abordado nesse estudo. O segundo é destinado a Teoria da Comunicação: quem não se comunica se trumbica; contemplando oito seções. O terceiro capítulo propõe um estudo da Teoria da Enunciação de Benveniste: um olhar sobre o texto; apresentando seis seções. O quarto é para metodologia e análise do corpus; expondo sete seções, e as considerações finais. Com base em nosso aporte teórico e bibliográfico, detectamos um distanciamento das três matérias noticiosas com a imparcialidade jornalística, ao mesmo tempo em que presenciamos uma aproximação com a subjetividade na linguagem |
Abstract: | This study discusses the existence (or not) of journalistic impartiality, given the existence of subjectivity in language, as widely discussed in academic circles, which explains this scientific reflection. The theme of the research focuses on the question of impartiality, which is perceived as one of the foundations of journalism, emphasizing that the very exemption on a theme already shows a positioning, and subjectivity being marked by the language used in the text. The justification shows that the media presents this diversity of relationships, making an analogy can be said that on one side is the speech for communication, and the other language of subjectivity, involving Communication Theory and the Theory of Enunciation. The corpus of analysis focuses on three news magazine Veja, the online format, published on its official site, involving the theme education, whose titles are In 2022, Brazil is a country of literate - and nothing else , Fies: application deadline for pre-selected ends on Tuesday , and Barriers to improve education in Brazil are political‟, says World Bank economist . This phenomenon involves language, language, man and society in a way that is impossible to separate them. They became inseparable. So, it is based on the need to investigate the impartiality and subjectivity in this genre: the online news. The methodology features a descriptive bibliography and with qualitative research approach. Accordingly, we developed a methodological path of reading and writing. The first chapter is introductory, presenting what will be addressed in this study. The second is aimed at Communication Theory: who does not communicate if trumbica; covering eight sections. The third chapter proposes a study of the Theory of Enunciation Benveniste: a look at the text; featuring six sections. The fourth is to methodology and analysis of the corpus; exposing seven sections, and the final considerations. Based on our theoretical and bibliographic input, we detected a detachment of the three news stories with journalistic impartiality, while we witness an approach to subjectivity in language |
Keywords: | Comunicação de massa Redação de textos jornalísticos Análise do discurso Subjetividade Mass communication Writing newspaper articles Speech analysis Subjectivity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | EUZEBIO, Valaci. ( Im) partiality in journalistic communication : enunciation issues and subjectivity in language. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/846 |
Issue Date: | 17-Nov-2015 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2015ValaciEuzebio.pdf | 493.29 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.