???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/83
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tuzzin, Leandro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1322665036117229 | por |
dc.contributor.advisor1 | Tedesco, João Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7607226919113693 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:53:43Z | - |
dc.date.available | 2009-09-11 | - |
dc.date.issued | 2009-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/83 | - |
dc.description.resumo | Trata-se de uma pesquisa sobre as transformações ocorridas no campo da educação superior, no período de 1990 a 2005. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, construída a partir dos princípios neoliberais de defesa das leis do mercado e do Estado Mínimo, regulamentou a participação da iniciativa privada na oferta de educação superior. Essa regulamentação visava ampliar o acesso ao ensino de terceiro grau. A inspiração e justificação de tal medida vinham da teoria do capital humano, que ganhou força no cenário mundial ao sustentar a relação entre investimento em educação e sucesso econômico. Com a crise econômica dos anos 1980-1990, a educação foi rapidamente convertida em alternativa para os problemas sociais do desemprego e da miséria. Isso levou a grande procura por cursos de especialização superior. A iniciativa privada, observando a demanda existente, passou a investir na área, promovendo um expressivo crescimento no número de instituições, cursos e vagas para o quadro do ensino superior. Foi uma resposta positiva às pretensões da LDB. Contudo, o mercado educacional logo mostrou sinais de desaquecimento, com sucessivo aumento no número de vagas ociosas, principalmente nas instituições privadas. O fato fez com que as instituições adotassem várias estratégias para se manterem no mercado, mas que também mostraram limitações. O mercado entrou assim num momento de concorrência acentuada. Na região de Passo Fundo, esse processo de transformação do modelo educacional assumiu características peculiares. Houve movimentos de resistência a abertura do mercado, partindo da Universidade de Passo Fundo, que buscava garantir a continuidade do modelo da universidade comunitária praticado por ela até então. Apesar disso, constatamos que a proposta de ampliação do mercado da educação superior almejada pela LDB foi concretizada na região, onde se instalaram e surgiram outras Instituições de Ensino Superior | por |
dc.description.abstract | It talks about the changes that happened in the superior education field, in the period between 1990 and 2005. The Law of Directrix and Basis of National Education (LDB), of 1996, built from the neoliberal principles of the Law`s defense of the market, which legalized the participation of private companies in offering superior education. This regulation wanted to wide the access to colleges. The inspiration and reason of such a rule comes from the human capital theory, which got stronger in the world view by keeping the relation between education investment and economic success. With the 1980-1990 crash, the education was rapidly turned into and alternative to the social problems of unemployment and misery. It increased the search for specialization s courses. The private companies, watching this demand existence, started to invest in the area, promoting an expressive growth of the institutions numbers, courses and jobs opportunities to the superior teaching. It was a positive answer to the LDB`s intentions. However, the educational market unwarmed, because of the big increase of idle vacancies, meanly in the private institutions. The fact had the institutions to adopt many strategies to keep themselves working, but also showed some limits. The business lived a moment of great competitiveness. At Deep Step region, the transformation of the educational shape got striking features. There were some shots to avoid the market open, from the Deep Step University, which tried to keep the community university model practiced for itself since then. Anyway, the LDB purpose of increasing the superior education market was reached in the region, where others Superior Teach Institutions were born and installed | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:53:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009LeandroTuzzin parte1.pdf: 719078 bytes, checksum: ac763e5e26adfc4be6bf645bf4205175 (MD5) Previous issue date: 2009-05-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino superior - Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Universidades e faculdades | por |
dc.subject | Levantamentos de mercado | por |
dc.subject | Universities and colleges | eng |
dc.subject | Education, Higher | eng |
dc.subject | Market surveys | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Legitimidade e hegemonia : o mercado do ensino superior na região de Passo Fundo -- 1990-2005 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009LeandroTuzzin parte1.pdf | 702.22 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.