???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vaz, Caroline de Fátima Matiello | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6842150713318203 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5866881378328643 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:54Z | - |
dc.date.available | 2015-12-07 | - |
dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Caroline de Fátima Matiello. Trajetórias profissionais na docência do curso de secretariado executivo : narrativas de professores. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/811 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de natureza qualitativa buscou analisar como os professores do curso de Secretariado Executivo constituem-se como docentes no ensino superior. O objetivo geral deste estudo foi compreender como as experiências pedagógicas das histórias de vida contribuem para a constituição do profissional professor de Secretariado Executivo. A inspiração para essa investigação surgiu das inquietações presentes no contexto de atuação da autora deste trabalho, a qual é graduada em Secretariado Executivo e atua como docente na área. Como a proposta baseou-se em investigar a constituição docente em uma área que forma bacharéis, a metodologia utilizada foi a história oral de vida, devido ao fato de esta abordagem abarcar fatores subjetivos da trajetória tanto pessoal quanto profissional de cada indivíduo. Assim, a pesquisa classifica-se como teórico/bibliográfica, associada a uma pesquisa de campo. O referencial teórico foi construído com base em algumas bibliografias específicas da área, tendo como autores de base Meihy (2002), Meyhi e Ribeiro (2011), Nóvoa (1995, 2000 e 2010), Pimenta (2002), Tardif (2005), Zabalza (2004), Isaia e Bolzan (2004 e 2009), Sacristán (1995), Imbernón (2011) e Durante (2010, 2012), os quais subsidiam a exploração de conceitos tais como: a construção da identidade na docência, a profissionalidade, a formação docente no contexto do ensino superior e a origem e evolução da profissão secretarial. A pesquisa de campo consistiu na produção de narrativas de duas professoras do curso de Secretariado Executivo da UPF, as quais foram analisadas segundo seu conteúdo temático e tendo como categoria central as trajetórias profissionais, divididas em cinco dimensões: graduação; encontro com a profissão; formação continuada; atuação e construção da identidade docente. Após o tratamento das experiências das professoras pesquisadas, compreende-se que a constituição profissional das docentes de Secretariado Executivo da UPF vem se realizando a partir de sua prática, por meio das experiências cotidianas de atuação, na coletividade e em outros espaços por elas visualizados, e por entrelaçamentos de vários acontecimentos de suas trajetórias de vida, tanto em âmbito pessoal como profissional. Concluiu-se, também, que a utilização das histórias de vida pode se configurar como um exercício importante na formação continuada dos professores de Secretariado, podendo, inclusive, auxiliar na construção de propostas de formação permanente, não somente para o curso de Secretariado, mas para outras áreas, além de contribuir, de modo geral, para a reflexão sobre políticas de formação docente na área educacional, analisando os impactos da expansão do ensino superior | por |
dc.description.abstract | This qualitative research sought to analyze how the professors of the Executive Secretariat Course constitute themselves as teachers in higher education. The aim of this study was to understand how the pedagogical experiences from the life histories contribute to the formation of the Executive Secretariat Course Professor. The inspiration for this research arose from the concerns present in the action context of the author of this work, which is graduated as Executive Secretary and acts as a professor in the area. As the proposal was based on investigating the teaching staff in an area that graduate bachelors, the methodology used was oral history of life, due to the fact that this approach encompasses subjective factors of personal and professional life from every person. Thus, the research is classified as theoretical / literature associated with field survey. The theoretical framework was built based on some specific bibliographies from the area, having as authors base Meihy (2002), Meyhi and Ribeiro (2011), Nóvoa (1995, 2000 and 2010), Pimenta (2002), Tardif (2005), Zabalza (2004), Isaia and Bolzan (2004 and 2009), Sacristan (1995), Imbernon (2011) and Durante (2010, 2012), which subsidize the exploration of concepts such as: the construction of identity in teaching, professionalism, teacher training in the context of higher education and the origin and evolution of the secretarial profession. The field survey was the production of narratives of two teachers from the UPF Executive Secretariat Course, which were analyzed according to their thematic content and with the central category career paths, divided into five dimensions: graduation; meeting with the profession; continuing education; operation and construction of teacher identity. After treatment of the experiences of the surveyed teachers, it is clear that the professional formation of teachers from the UPF Executive Secretariat Course has been performing from their practice through the daily experience of acting in the community and in other spaces they viewed, and entanglements of various events of their life histories, both personal and professional context. It s also possible to conclude that the use of life stories can be configured as an important exercise in the continuing education of Secretariat professors, and may also assist in the development of proposals for ongoing formation, not only for the Secretariat course, but to other areas, and may contribute to the reflection on teacher education policies in education, analyzing the impacts of the expansion of higher education | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014CarolinedeFatimaMatielloVaz.pdf: 448888 bytes, checksum: 554ed0e92a7c841182ef691e63032cd4 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Secretariado | por |
dc.subject | Narrativa (Retórica) | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Teachers - Training | eng |
dc.subject | Secretariat | eng |
dc.subject | Narrative (rhetoric) | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Trajetórias profissionais na docência do curso de secretariado executivo : narrativas de professores | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2014CarolinedeFatimaMatielloVaz.pdf | 710.9 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.