Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Tatiane de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1301704845113828por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:54Z-
dc.date.available2015-10-20-
dc.date.issued2014-11-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Tatiane de. Educação de surdos em Passo Fundo : momentos da história da escolarização. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/809-
dc.description.resumoO presente trabalho situa-se no campo dos estudos sobre a surdez. Tem por objetivo investigar como ocorreu em Passo Fundo/RS o movimento pelo direito à educação dos surdos e como isso atingiu os processos educacionais a que os surdos foram submetidos, a fim de fornecer elementos para a história da educação de surdos desse município. As perguntas que orientaram estudo foram: Que métodos foram utilizados para promover a escolarização dos surdos? Qual foi o papel da(s) língua(s) (LIBRAS e Português) no processo de escolarização dos surdos? Que sentimentos os surdos de Passo Fundo produziram em sua passagem pelas escolas onde estudaram? Que continuidades e que rupturas aconteceram na educação dos surdos quando passaram a ser atendidos não mais pela escola especial, mas pela escola regular? A pesquisa justifica-se pela necessidade de colocar em discussão a inclusão dos surdos no ensino regular, a partir do discurso oficial representado pelo Ministério da Educação? MEC e pela legislação educacional brasileira que trata da educação especial, além de demonstrar o desejo da comunidade surda pelo reconhecimento de seu grupo como uma minoria linguística no cenário educacional. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes recursos: memória autobiográfica da pesquisadora; registros documentais coletados na Escola Ponte; livros de ata da Associação de Pais e Amigos dos Surdos e da Associação de Surdos, ambas da cidade de Passo Fundo; entrevista semiestruturada com ex-presidentes da APAS e da ASPF; e entrevista semiestruturada com ex-alunos da Escola Ponte. As categorias de análise - interação, linguagem, bilinguismo - permitiram tratar sobre a importância do grupo e da interação: a convivência como um elemento fundamental à inclusão; a Libras como mediadora nos processos de interação: a linguagem entre surdos; e, acerca da escola e da educação inclusiva, as práticas pedagógicas e o confronto com culturas distintaspor
dc.description.abstractThis work lies in the field of studies on deafness. It aims to investigate how the movement for the right education of the deaf occurred in Passo Fundo/RS and how it reached the educational processes to which the hearing impaired were submitted in order to provide elements to the history of education of the deaf population from the city. The questions that guided the study were: What methods were used to promote the schooling ofdeaf? What was the role (s) of language (s) (Brazilian Sign Language and Portuguese) in process education of the deaf? What feelings have the hearing impaired produced during their passage through the schools where they studied? What continuities and ruptures happened in deaf education when they started regular school and were no longer attending special school? The research is justified by the need to put into question the inclusion of deaf in regular education from the official discourse represented by the Ministry of Education? MEC and the Brazilian educational legislation dealing with special education, besides demonstrating the desire of the deaf community to be recognized by their group as a linguistic minority in the educations cenario. For data collection the following resources were used: autobiographical memory of the researcher; records collected in Escola Ponte; Minute books of the Association of Parents and Friends of the Deaf and Association of the Deaf, both in the city of Passo Fundo; asemi-structured interview with former presidents of APAS and ASPF; and a semi-structured interview with students from Escola Ponte. The analysis categories - interaction, language, bilingualism - enabled to address on the importance of group and interaction: the coexistence as a fundamental element for the inclusion; sign language as a mediator in the interaction processes: the language ofdeaf; and about the school and inclusive education, teaching practice and the confrontation with different cultureseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014TatianeSouza.pdf: 633592 bytes, checksum: 48d3c57849b81adc5cde89daa0eb48a8 (MD5) Previous issue date: 2014-11-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdos - Educaçãopor
dc.subjectEducação - Passo Fundo (RS) - Históriapor
dc.subjectLinguagem de sinaispor
dc.subjectComunicação escritapor
dc.subjectDeaf - Educationeng
dc.subjectEducation - Passo Fundo (RS ) - Historyeng
dc.subjectSign languageeng
dc.subjectWritten communicationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleEducação de surdos em Passo Fundo : momentos da história da escolarizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2014TatianeSouza.pdf955.61 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.