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dc.creatorGrando, Marina Schnorr-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5460084304269069por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:54Z-
dc.date.available2015-10-20-
dc.date.issued2014-03-13-
dc.identifier.citationGRANDO, Marina Schnorr. A qualidade na educação infantil brasileira : uma revisão necessária. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/807-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade na Educação Infantil presente nas formulações oficiais que tratam dessa etapa da Educação Básica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa documental da qual tomaram parte os seguintes documentos: Constituição Federal, de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996; Plano Nacional de Educação, de 2001; Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil, volumes 1 e 2, de 2006; Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, de 2009; Monitoramento da Qualidade na Educação Infantil e seu Resumo Executivo, de 2011. Para problematizar as legislações e documentos selecionados, foi utilizado o procedimento da análise de conteúdo, cotejada com os seguintes referenciais teóricos Barros, 2013; Campos, 2011; Craidy, 2001; Dahlberg, 2003; Zabalza, 1998. Nesse trabalho, as categorias que descrevem em que consiste a qualidade na Educação Infantil foram as seguintes: intencionalidade pedagógica implementada através de documentos, como propostas pedagógicas e curriculares; formação e constante aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos; parceria com o poder público, com as famílias, com a comunidade escolar e com a rede de proteção social; garantia dos direitos e necessidades infantis, integrando as ações de cuidar e educar, valorizando o afeto, as linguagens, os aspectos emocionais, as interações e buscando a promoção da saúde na escola; atenção individualizada à criança e à sua forma de aprender, equilibrando o papel do professor e a iniciativa infantil; o espaço físico, os materiais e a organização espaço-temporal, estabelecendo rotinas estáveispor
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the concept of quality in early childhood education present in the official formulations that address this Basic Education stage. Therefore, desk research of which took part the following documents has been developed: Federal Constitution, 1988; Statute of Children and Adolescents, 1990; Law of Directives and Bases of National Education, 1996; National Education Plan, 2001; National Quality Parameters for Early Childhood Education, Volumes 1 and 2, 2006; Quality indicators in Early Childhood Education, 2009; Quality Monitoring in Early Childhood Education and Executive Summary, 2011. To discuss laws and selected documents, we used the content analysis procedure, checked against the following theoretical frameworks Barros, 2013; Campos, 2011; Craidy, 2001; Dahlberg, 2003; Zabalza, 1998. In this work, the categories that describe the understanding of what constitutes quality in early childhood education were as follows: Implemented pedagogical intent through documents such as pedagogical and curricular proposals; training and continuous improvement of the professionals involved; partnership with the government, with the families, the school community and the social safety net; ensuring the rights and children's needs, integrating the actions of caring for and educating, valuing the affection, the languages, the emotional aspects, interactions and seeking health promotion in schools; individualized attention to children and their way of learning, balancing the role of the teacher and the children's initiative; physical space, materials and the space-time organization, establishing stable routineseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014MarinaGrando.pdf: 695281 bytes, checksum: 98e2daf1f120fb35c64b93328e0bc079 (MD5) Previous issue date: 2014-03-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEducation and Stateeng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.subjectEducation of childreneng
dc.subjecteducational evaluationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpor
dc.titleA qualidade na educação infantil brasileira : uma revisão necessáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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