???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Piaia, Consuelo Cristine | - |
dc.contributor.advisor1 | Marcon, Telmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659184664426945 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:54Z | - |
dc.date.available | 2009-07-10 | - |
dc.date.issued | 2008-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/805 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação analisou a relação entre escola e movimentos sociais tendo como referência o estudo de caso na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, em Barra Funda RS. A pesquisa procurou visualizar, em documentos e artigos escritos por educadores dessa instituição, a postura da escola em relação aos movimentos sociais populares existentes na região da qual Barra Funda faz parte, bem como ressaltar as limitações e possibilidades da escola pública no diálogo com os movimentos sociais populares, entendido neste trabalho como semente de contra-hegemonia e disseminadora de relações humanas solidárias. As entrevistas realizadas com professores e alunos tinham como objetivo constatar quais representações sociais os sujeitos que compõem a Escola Zandoná possuíam sobre os movimentos sociais presentes na região, a saber, o movimento indígena, o MST, o MPA e o MMC. Neste estudo não nos restringimos ao espaço físico que é a escola; as leituras e o processo de construção e desconstrução dos conhecimentos que eram objeto de estudo evidenciaram uma série de questões relacionadas à educação formal | por |
dc.description.abstract | Esta disertación se examinó la relación entre la escuela y los movimientos sociales en relación con el caso de estudio en la Escuela de Educación Básica del Estado John Anthony Zandoná en Barra Funda - RS. La encuesta solicitó opinión, documentos y artículos escritos por educadores de esta institución, la postura de la escuela popular para los movimientos sociales en la región de Barra Funda, que forma parte y poner de relieve las limitaciones y posibilidades de la escuela pública en el diálogo con los movimientos sociales populares, brillante en este trabajo como las semillas contra-hegemonía disseminadora de las relaciones humanas y la solidaridad. Las entrevistas con los profesores y los estudiantes se consideraban como objetivo las representaciones sociales que los sujetos que componen la Escuela Zandoná tenido sobre los movimientos sociales en la región, a saber, el movimiento indígena, el MST, el MPA y la MMC. En este estudio limitar el espacio físico que es la escuela, las lecturas y el proceso de construcción y deconstrucción de conocimiento que son objeto de estudio destacado una serie de cuestiones relacionadas con la educación formal | spa |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008ConsueloCristinePiaia.pdf: 3527147 bytes, checksum: 7274a980f75c0f0fc1d9527d4218e7af (MD5) Previous issue date: 2008-07-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação e estado | por |
dc.subject | Movimentos sociais - Barra Funda (RS) | por |
dc.subject | Sociologia educacional | por |
dc.subject | Education and state | spa |
dc.subject | Educational sociology | spa |
dc.subject | Social movements | spa |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Desafios e possibilidades do diálogo entre escola e movimentos sociais : estudo de caso em uma escola pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2008ConsueloCristinePiaia.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.