Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPelissoni, Ana Luísa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2499936975257337por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:53Z-
dc.date.available2015-09-09-
dc.date.issued2013-03-07-
dc.identifier.citationPELISSONI, Ana Luísa. A contribuição da dança educativa nas aulas de educação física com crianças de uma escola pública. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/803-
dc.description.resumoEste trabalho teve por finalidade fazer uma abordagem reflexiva a respeito do estudo do movimento, para a qual serviu de base a metodologia de Laban. O objetivo principal foi compreender a contribuição da dança educativa no processo de ensino-aprendizagem com crianças do ensino fundamental de uma escola pública. Com isso, pretendeu-se saber como a criança aprende o movimento corporal a partir do método labaniano, levando o (a) educando (a) a refletir e perceber a execução dos movimentos por meio da relação de ensino e aprendizagem da dança educativa. Ainda teve como objetivos específicos: compreender a relevância da linguagem da dança no processo educativo; analisar os gestos e movimentos utilizados pelos educandos (as); identificar quais foram os gestos e ou/ações corporais realizados pelos educandos (as) no processo de ensino-aprendizagem da dança educativa; verificar quais as partes do corpo envolvidas na realização dos movimentos foram mais ativas; identificar as sensações expressas pelos educandos (as) através dos movimentos corporais; oportunizar vivências corporais estéticas e sensíveis do movimento, bem como entender como se deu o relacionamento social entre as crianças através da dança na escola. Com base nos estudos de Laban (1978), no livro Domínio do movimento, e obras de outros pesquisadores de dança, arte-educação, dança-educação e educação estética obtiveram-se subsídios para responder às questões propostas para investigação. Além disso, aproveitaram-se as experiências das oficinas de dança educativa realizadas em uma escola pública para, posteriormente, fazendo uso do método de observação através dos dados visuais, prosseguir-se a análise de gestos e movimentos através das categorias de Laban. Através dessas abordagens buscou-se propiciar vivências estéticas e sensíveis do movimento trazendo um novo olhar sobre o movimento humano a partir da dança educativapor
dc.description.abstractThis work aimed to make a reflective approach about the study of the movement, which was based on the methodology of Laban. The main objective was to understand the contribution of dance education in the teaching and learning with elementary school children in a school. Therefore, we sought to know how the child learns body movement from labaniano method, taking the student (a) reflect and realize the execution of movements through the relationship of teaching and learning of dance education. Still had the following objectives: to understand the relevance of dance language in the educational process, analyze the gestures and movements used by learners (as); identify which were the gestures and / or bodily actions performed by students (as) in the teaching and learning dance education; see which body parts are involved in the most active movements; identify the feelings expressed by students (as) through body movements; to opportunity bodily experiences and sensitive aesthetic movement, as well as understand how they gave social relationships among children through dance school. Based on studies of Laban (1978), in the book Dominion of movement and works by other researchers dance, art - education, dance education and aesthetic education, subsidies are provided to answer the questions that are proposed to investigate, apart from educational dance workshops conducted in a school and, later, using the method of observation through the visual data, further analysis of gestures and movements across categories of Laban. Through these approaches, sought to provide aesthetic experiences and sensitive movement bringing a new perspective on human movement from dance educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013AnaLuisaPelissoni.pdf: 1648971 bytes, checksum: 721edbb33f435826bdfea78c32a605a1 (MD5) Previous issue date: 2013-03-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectLinguagem corporal em criançaspor
dc.subjectAprendizagem motorapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDance educationeng
dc.subjectBody language in childreneng
dc.subjectMotor learningeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA contribuição da dança educativa nas aulas de educação física com crianças de uma escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013AnaLuisaPelissoni.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.