???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/793
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O financiamento da educação superior : uma análise do PNE 2001-2010 |
???metadata.dc.creator???: | Bechi, Diego |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Fávero, Altair Alberto |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender o processo de financiamento da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação (lei nº 10.172/2001). Durante a prática investigativa, parte-se do pressuposto de que a construção e a implementação de políticas públicas são condicionadas à lógica de financiamento estabelecida pelo Estado. Tendo em vista essa premissa, procura-se explorar a problemática pertinente à seguinte pergunta: qual é e como tem se constituído historicamente a lógica de financiamento intrínseca à elaboração, aprovação e materialização do Plano Nacional de Educação, no que diz respeito à educação superior? Para responder a essa questão, o trabalho investigativo estrutura-se em torno de três capítulos. No primeiro, toma-se como objeto de estudo o financiamento da educação superior relativo ao processo de elaboração e aprovação do Plano, enfatizando a sua natureza, seus protagonistas, as diferentes posições políticas e a interferência dos organismos multilaterais. No decorrer desta investigação, busca-se compreender a origem e os propósitos das mudanças estabelecidas no cenário político-econômico nacional a partir da década de 1990, com o intuito de esclarecer como e em que medida as políticas neoliberais globais influenciaram as políticas de financiamento e gestão da educação superior no Brasil. O capítulo subsequente explora a lógica de financiamento intrínseca ao processo de materialização das proposições relativas a esse nível de ensino. De maneira geral, analisa-se criticamente a forma como se estruturou e se organizou o financiamento público na chamada Década da Educação e em que medida contribuiu para o cumprimento das metas expressas na lei nº 10.172/2001. Por fim, o terceiro capítulo, apresenta diferentes estimativas do investimento público (direto e indireto) na educação superior e as fontes de recursos das instituições públicas e privadas. Por meio desse processo investigativo, de caráter crítico-reconstrutivo, pretende-se avançar em estudos e pesquisas no âmbito das políticas educacionais, sobretudo no que diz respeito ao Plano Nacional de Educação, entendido como política de Estado, de modo a contribuir para a melhoria da educação superior no Brasil |
Abstract: | This research has like main objective understand the process of financing of higher education in the context of the National Education Plan (Law No 10.172/2001). During the investigative practice, starts from the presupposition that the construction and implementation of public policies are conditioned to the logic of financing established by the state. In view of this premise, we attempt to explore the issues relevant of the following question: what is and how they have historically constituted the intrinsic logic of financing to the elaboration, approval and materialization of the Education Plan, in respect to higher education? To answer this question, the research is structured around three chapters. In the first, takes as object of the study the funding of higher education on the process of preparation and approval of the Plan, emphasizing its nature, their protagonists, the different political positions and the interference of multilateral organizations. During this research, we search to understand the origin and purposes of the changes established in the national political-economic scenario from the 1990s, in order to explain how and in what dimension the global neoliberal policies have influenced the funding policies and management of higher education in Brazil. The subsequent chapter explores the logic of the intrinsic financing to the materialization process of the propositions relating to this level of education. In general, analyzes critically the way how it was structured and organized the public financing in the "Decade of Education" and in what dimension it contributed to fulfill the goals expressed in the law n º 10.172/2001. Finally, the third chapter presents different estimates of public investment (direct and indirect) in higher education and the origin of the resources of public and private institutions. Through this investigative process, of critical-reconstructive character, wants to advance in studies and researches in the field of educational policies, especially with regard to the National Education Plan, understood as a state policy, to contribute to the improvement of higher education in Brazil |
Keywords: | Plano Nacional de Educação (Brasil) Ensino superior - Financiamento Crédito educativo Educação e Estado National Education Plan (Brazil) Higher education - Financing Student loan Education and State |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | BECHI, Diego. O financiamento da educação superior : uma análise do PNE 2001-2010. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/793 |
Issue Date: | 11-Mar-2013 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2013DiegoBechi.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.