???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/792
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Processos educativos e seus significados com alunos de fisioterapia em casa de longa permanência |
???metadata.dc.creator???: | Cattelan, Anderson Vesz |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Both, Agostinho |
???metadata.dc.description.resumo???: | O processo de envelhecimento humano no Brasil e no mundo é um fenômeno crescente e complexo, que exigirá profundas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e educacionais. No Brasil, o quadro de dependência e fragilidade dos idosos cresce a cada ano, movido por uma série de fatores que afetam a integridade física e mental dos mesmos, levando muitos à institucionalização em casas de longa permanência. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as intervenções educativas com alunos de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e orientá-los para uma formação integralizadora e problematizadora, voltada para as condições de vida social e política dos idosos asilados. Para isso, buscou-se uma abordagem dialógica e interacionista entre educador e acadêmico, que superasse as práticas de atendimento fisioterápico mecanicista e fragmentado. O desenvolvimento metodológico foi estruturado com base em estudos de textos e oficinas, partindo-se da reflexão, da interação de vivências, do aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre casas asilares e principalmente do papel das redes sociais e da consciência de cidadania do profissional como transformador da realidade em que atua. Através da aplicação de questionários antes e após as intervenções e as memórias das oficinas, foi possível verificar a mudança de concepção dos acadêmicos em relação à existência e importância das casas asilares, às causas das institucionalizações dos idosos, às políticas públicas e ao perfil de atuação em sua prática asilar. Conclui-se que os acadêmicos da fisioterapia, medializados pelas intervenções educativas propostas, demonstraram maior compreensão e ampliaram o seu papel de sujeitos sociais, tornando-se aptos a atuar de forma global e humanizada em relação aos idosos institucionalizados |
Abstract: | The human aging process in Brazil and in the world is a growing and complex process which will demand profound social, political, economic, cultural and educational changes. In Brazil, the picture of dependence and frailty of the aged people grows every year, driven by a string of factors which affect their physical and mental integrity, resulting in the admission of many to long-stay homes. The goal of this work was to evaluate the educational interventions with physiotherapy students of the University of Passo Fundo and to guide them towards an integrating and problem-solving shaping directed to the social and political conditions of the admitted elderly people. Therefore, one has sought a dialogical and interacting approach between the educator and the educatee to overcome the practices of fragmented and mechanistic physiotherapeutic service. The methodological development was built on the groundwork of the studies of texts and workshops following from reflection, interaction of experiences, improvement of knowledge about nursing homes, and chiefly from the role of the social nets and from the awareness of the professional s citizenship as a transformer of the reality where he/she operates. By means of the application of a questionnaire, it was possible to verify the conception change of the academic students regarding: the existence and importance of nursing homes, the causes of admittance of the elderly, public policies and the operation profile in their nursing practice. One concludes that the physiotherapy students, mediated by the proposed educational interventions, showed more understanding and broadened their role of a social and historic subject, thus becoming able to operate in a global and humanizing way regarding the admitted elderly |
Keywords: | Fisioterapia para idosos Idosos - Assistência em instituições Ensino superior - Aprendizagem por atividades Análise de interação em educação Aged Interaction analysis in education Institutional care Education, Higher Physical therapy for the aged Active learning |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/792 |
Issue Date: | 23-Aug-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2007AndersonVeszCattelan.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.