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dc.creatorDrey, Vinícius-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273244777772967por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:52Z-
dc.date.available2015-09-04-
dc.date.issued2013-11-27-
dc.identifier.citationDREY, Vinícius. Cruz, esquadro, compasso e quadro-negro : uma história do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco - Erechim/RS. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/791-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, insere-se no campo da história das instituições educacionais brasileiras. O tema principal é a análise de elementos da história da maior instituição educacional anglicana da América Latina na atualidade, o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB), localizado na cidade de Erechim, no norte do Estado do Rio Grande do Sul. O recorte temporal é de sua fundação (1929) até o momento em que passou a ser administrada por uma mantenedora própria (1953). O objetivo principal da pesquisa é analisar o contexto de surgimento da escola anglicana, sua proposta de ensino diferenciado, influenciado pelo pensamento de positivistas e maçons, o que contrastava com a pedagogia tradicional disseminada pelas escolas confessionais católicas. O surgimento de uma escola com propostas inovadoras para o município ocorreu em consonância com interesses cientificistas de lideranças políticas locais e com forte influência da maçonaria regional. A questão norteadora da pesquisa está posta da seguinte forma: como foi possível o surgimento de uma escola com um perfil confessional protestante e com uma ideologia de fundo laico, dentro de um contexto religioso-educacional fortemente marcado pela religião católica? Metodologicamente o trabalho adentra a uma proposta de reconstrução dialética da história regional em que a escola se inseriu. Como fontes de pesquisa são utilizados documentos encontrados na própria escola e na paróquia anglicana de Erechim, o jornal Estandarte Cristão , de circulação interna da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, e Atas dos Concílios do clero anglicano. A dissertação está estruturada em três capítulos, sendo o primeiro uma reconstrução do contexto local, onde os missionários anglicanos iniciaram suas atividades, que propositalmente se localizavam ao longo do tronco norte da ferrovia que interligava o Rio Grande do Sul a São Paulo. O segundo capítulo faz uma revisão teórica, histórica e bibliográfica do anglicanismo, da maçonaria e do positivismo, porque são linhas de pensamento que condicionaram a criação da escola em Erechim e a proposta institucional e pedagógica, diferenciada e inovadora, para a região do Alto Uruguai na primeira metade do século XX. No terceiro e último capítulo, o trabalho revela a ligação entre a maçonaria e a implantação de uma escola fundamentada em princípios laicos, com respaldo e incentivo de parte da elite local, que viam na fundação do IABRB a prerrogativa para se tornar uma alternativa às escolas confessionais católicas que ainda privilegiavam uma pedagogia tradicional-conservadora e negavam os avanços do pensamento científico. Analisase, também, o discurso do clero anglicano, em relação a alguns temas liberais e progressistas, para o contexto da época, assim como também se desvendou parte da simbologia maçônica presente em vários elementos da vida cotidiana da escola. A contribuição da pesquisa está em analisar uma instituição educacional que desempenha um papel importante na região norte do Rio Grande do Sul e, a partir da reconstrução histórica desse educandário, estabelecer as relações entre uma instituição religiosa (anglicana), a maçonaria e o positivismo. Essas três diferentes tradições tem em comum a fundação de uma escola apoiada na ideia de laicidade e cientificidade. Nesse sentido, a pesquisa contribui para pensar as politicas educacionais nas primeiras décadas do século XX num contexto particular, mas que se articula com organizações internacionais como é o caso da maçonariapor
dc.description.abstractThis dissertation was presented to the University of Passo Fundo Post Graduate Program in Education, in the research field of educational policies, is inserted in the historical field of the Brazilian educational institutions. The main topic is the analysis of elements of the history of largest Anglican Educational institution in Latin America today, the Anglican Institute Barão do Rio Branco (IABRB), located in Erechim, in the northern part of Rio Grande do Sul. The studied period of time is from its founding (1929) until the moment it came to be administered by its own maintaining institution (1953). The main objective of this research is to analyze the context of the appearance of the Anglican school, its proposal for differentiated education, influenced by positivist thinking and Free Masons, which contrasted with the traditional pedagogy disseminated by the Roman Catholic confessional schools. The creation of a school with innovative proposals for the municipality, was aligned with interests of science oriented local political leaders with a strong regional influence of Freemasonry. The guiding question of the research is how was it possible to create a school with a Protestant denominational profile and lay background and ideology, within a religious-educational context profoundly marked by the Roman Catholic religion? In its methodology, this work embraces a proposed dialectical reconstruction of regional history in which the school is located. As research resources were utilized documents found at the Anglican school and parish at Erechim, the journal Estandarte Cristão which circulates internally in The Episcopal Anglican Church of Brazil, and the Synods Reports from the Anglican Clergy and Laity. The dissertation is structured in three chapters, the first being a reconstruction of the local context, where and when the Anglican missionaries began their activities, whom were purposely located along the north trunk railway, connecting the Rio Grande do Sul to São Paulo. The second chapter is a theoretical, historical and bibliographical review of Anglicanism, Freemasonry and Positivism, because they were in some way responsible for and influenced the creation of the school in Erechim, with an institutional and pedagogical distinctive and innovative proposal for the Upper Uruguay River region in the first half of the twentieth century. In the third and final chapter, this work reveals the connection between Freemasonry and the implementation of a school based on secular principles, with support and encouragement from the local elite, who saw the founding of IABRB the prerogative to become an alternative to denominational Roman Catholic schools, that then favored a traditional and conservative pedagogy, and also denied the advances of scientific thought. This work also analyzes the discourse of the Anglican clergy, regarding some liberal and progressive matters, for the context of the era, and unveiled part of Masonic symbolism present in various elements of school´s everyday life. The main contribution of this research lies on the analysis of an educational institution that plays such an important role in the northern region of Rio Grande do Sul, and on the historical reconstruction of this educational institution in order to establish the relationship between a (Anglican) religious institution, Freemasonry and Positivism. What these three different traditions have in common is the foundation of a school rooted on the ideas of secularism and scientific thought. In this sense, the research contributes to think about educational policies in the early decades of the twentieth century in a particular context articulated with international organizations such as the Freemasonseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013ViniciusDrey.pdf: 1659866 bytes, checksum: 18dc8159fc9d362ffdf9dd58be07fa08 (MD5) Previous issue date: 2013-11-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectAnglicanospor
dc.subjectMaçonariapor
dc.subjectEducation - Historyeng
dc.subjectAnglicanseng
dc.subjectMasonryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCruz, esquadro, compasso e quadro-negro : uma história do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco - Erechim/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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