Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/789
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVanz, Jussara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6329005863939959por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:52Z-
dc.date.available2015-09-04-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.citationVANZ, Jussara. Sentido do tema de casa no processo de aprendizagem de matemática. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/789-
dc.description.resumoA pesquisa a ser exposta pretende contribuir para ampliar a discussão a respeito do tema de casa, prática rotineira em muitas escolas, porém, frequentemente desconsiderada em sua importância para o processo educativo. A partir da questão norteadora Qual é o sentido atribuído ao tema de casa pelos estudantes no processo de aprendizagem de Matemática? , este estudo teve como objetivo analisar o sentido atribuído ao tema de casa pelos estudantes em um processo de aprendizagem de Matemática. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista, a produção textual, a elaboração de uma proposta de tema de casa pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Passo Fundo/RS e o planejamento da professora da turma. O embasamento teórico foi constituído de obras de autores como Vigotski, Leontiev, Davídov, Brousseau, entre outros, por destacarem aspectos significativos do ensino sistematizado pela escola. Teoricamente, o tema de casa consiste em uma ação da atividade de estudo, contribuindo para o desenvolvimento tanto dos estudantes quanto dos educadores nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa revelou que o tema de casa, para os estudantes, contribui na construção de relações de responsabilidade e de autonomia, além de ampliar as possibilidades de interações com os familiares, colegas e professores. Da mesma forma, auxilia a ampliar os níveis de desenvolvimento mental, desde que seja uma ação planejada, orientada, corrigida e avaliada pelos professores. Para a prática dos professores, apontou as seguintes contribuições: o tema de casa auxilia no planejamento e na avaliação da aprendizagem e na reflexão sobre o andamento da prática pedagógica e permite avaliar os estudantes em uma perspectiva formativapor
dc.description.abstractThis research aims to contribute the widening of the discussion upon homework, a common practice in many schools, although frequently, do not considerate its importance in the educational process. As from the guiding question What is the sense of homework imputed by students in the Mathematics learning process? had as objective analysing the sense of homework imputed by students in the Mathematics learning process. The research‟s methodology consisted in a qualitative approach, which tools used for data collection were interview, textual production, elaboration of a homework proposed by 5th grade students of a primary public school, located in the city of Passo Fundo/RS and the teacher‟s planning of that class. The theoretical basis of is constituted by authors such as Vigotski, Leontiev, Davídov, Brousseau, among others, owing to the detach they have made of the significative aspects of teaching systematized by schools. Theoretically, homework consists in an action of study activity, contributing to the development of both students and educators in the process of teaching and learning. Homework contributes by students, therefore, the construction of resposibility and autonomy relationships with extraclass study activies, interactions with relatives, classmates and teachers. In the same way, it contributes with the widening of mental development levels, since it is planned, oriented, corrected and evaluated by teachers. To the teachers‟ practice, it has shown these following contributions: it helps in the planning of classes and in learning evaluations, reflexions upon the course of the pedagogical practice and it allows to evaluate students in a formative wayeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013JussaraVanz.pdf: 1840425 bytes, checksum: 33326020f6fdbba5086dbfb509804f39 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpor
dc.titleSentido do tema de casa no processo de aprendizagem de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013JussaraVanz.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.