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dc.creatorBordignon, Luciane Spanhol-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5581578176881785por
dc.contributor.advisor1Longhi, Solange Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3575134540065011por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:51Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2008-09-11-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/784-
dc.description.resumoA presente dissertação trata das políticas públicas que refletem a ação do Estado, mais especificamente, do poder público municipal no que tange à garantia dos direitos da sociedade no setor da educação, em um período de recrudescimento neoliberal e num contexto de mundo globalizado. Nessa perspectiva, examina, por meio de um estudo de caso da rede de ensino do município de Getúlio Vargas/RS, a trajetória que vem percorrendo a política pública educacional deste município, que evidencia características muito peculiares, podendo ser considerada como uma política de continuidade, pois sua formatação teve origem no final do século passado, em 1993, e continua mesmo tendo ocorrido alternância político-partidária. Compreender como isso se construiu, identificando as razões que permitiram a sobrevivência, por meio de diferentes governos, bem como analisar a evolução, as mudanças, a permanência, seus efeitos, a atuação de lideranças locais e de entidades ou instituições presentes na rede, no período de quinze anos (1990 2004), são os objetivos do presente estudo. A metodologia proposta (estudo de caso), concretiza-se, quantitativa e qualitativamente, por meio da análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores da rede municipal e com a assessoria pedagógica da rede municipal de ensinopor
dc.description.abstractThe present dissertation deals about the public politics that reflect the State s action, more specified, the public municipal power when it refers to the guarantee in the society rights in the educational sector, in a period of neoliberal upsurge and in a globalization world context. In this perspective, investigate, by means of a study of case in the education network of the Getúlio Vargas, RS district, the trajectory that has searching the educational public politic in this district, that evidence so peculiar features, could be considered like a continuity politic, because its shape had origin in the end of the last century, in 1993, and continue even had happened politic-partisan alternation. Understand how this was built, identifying the reasons that admitted the survival, by means of different government, and analyzing the evolution, the changes, the permanence, its effects, the local leadership performance and from entities or institutions current in the network, in a period of fifteen years (1990-2004), are the purpose of the present study. The methodology offered (study of case), make it concret quantitative and qualitatively, by means of documental analysis, semi-structured interviews with the managers of the municipal network and with the pedagogical assessory from the municipal instruction networkeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008LucianeSpanholBordignon.pdf: 21263286 bytes, checksum: 9fa23f9e4d773cf7de56aaf7dea386f8 (MD5) Previous issue date: 2008-09-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e estado - Política pública - Getúlio Vargas (RS)por
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectSistemas de ensino - Getúlio Vargas (RS) - Estudo de casospor
dc.subjectInstructional systemseng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEthnologyeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePermanência, continuidade e ressignificação na política pública educacional municipal : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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