Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/781
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Gaviraghi, Analucia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Grando, Neiva Ignês
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo central deste trabalho é investigar como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental lidam com situações-problemas que envolvem números racionais não negativos na sua forma fracionária, em seus diferentes significados. Os dados foram produzidos a partir da coleta e descrição dos planejamentos e da proposta de ensino do número racional não negativo na sua representação fracionária nos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e, ainda, de um instrumento de pesquisa com nove questões que abordaram cinco conceitos: parte-todo, quociente, número, medida e operador multiplicativo. Os sujeitos de pesquisa foram onze alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coronel Bicaco/RS. As análises foram realizadas com base em diálogos estabelecidos com referenciais teóricos localizados em Caraça (1986), Nunes et al. (2003) e Duval (2003). Os dados coletados revelam que os alunos demonstram ter atribuído sentidos a alguns significados tais como medida e operador multiplicativo do número racional na sua representação fracionária, enquanto em outros apresentam dificuldade de identificar e representar o objeto matemático
Abstract: The main objective of this work is to investigate how students in the 6th grade of Elementary School deal with problem situations involving non-negative rational numbers in its fractional form, in their different meanings. The data were generated from the collection and description of the plans and the proposed teaching of non-negative rational number in its fractional representation in the 5th and 6th years of Elementary School, and also a research instrument with nine questions covering five concepts: part-whole, quotient, number, extent and multiplicative operator. The study subjects were 11 students in the 6th grade of Elementary School at a state school in the city of Coronel Bicaco/RS. The analyzes were performed based on established dialogues with theoretical frameworks located in Caraça (1986), Nunes et al. (2003) and Duval (2003). The collected data reveal that students demonstrate that they have assigned signification to some meanings, such as extent and multiplicative operator rational number in its fractional representation, while in others have difficulty in identifying and representing the mathematical object
Keywords: Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Frações
Education
Mathematics (Elementary school)
Learning
Fractions
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GAVIRAGHI, Analucia. Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/781
Issue Date: 28-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013AnaluciaGaviraghi.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.