Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/774
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel da contação de histórias na construção da identidade surda
???metadata.dc.creator???: Katzwinkel, Andréa da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ormezzano, Graciela
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, desenvolvido na linha de Processos Educativos e Linguagem, objetivou compreender a importância do papel da contação de histórias na construção da identidade surda. As bases teóricas que nortearam o estudo investigativo foram: Machado (2004), Karnopp (2006), Mourão (2012), Strobel (2008), Perlin (2010), Lopes (2011) e Lebedeff (2006), dentre outros. Todavia, mais importante que compreender os conceitos é entender como a literatura surda se constitui e como a história surda foi sendo transmitida de uma geração a outra. A pesquisa de campo envolveu uma turma de quinto ano do ensino fundamental, constituída por dez alunos surdos com idades heterogêneas e uma educadora surda, em uma escola estadual, localizada no norte sul-rio-grandense. A pesquisa pode ser considerada como qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso. Os instrumentos da pesquisa foram produções artísticas dos participantes, por meio de desenhos, criações com massa de modelar e produções de histórias criativas. Esses materiais foram coletados em quatro encontros realizados em oficinas de contações de histórias em Língua de Sinais, nos quais foram trabalhados contos de fadas, tendo a leitura transtextual de imagem (LTI) como modalidade de compreensão das produções criativas. Neste estudo compreendeu-se que a cultura surda se constrói de três formas: a tradução de clássicos para a Língua de Sinais, a adaptativa e a criativa. Optou-se em trabalhar duas delas: a tradução dos clássicos dos contos de fadas para a Língua de Sinais e a produção criativa, com os textos realizados pelos participantes. No decorrer das leituras e das oficinas pode-se entender o processo que se instaura de forma subjetiva, mediante o qual a cultura vai nascendo da interação entre os surdos durante as contações de histórias e da trajetória existencial da cultura surda
Abstract: This work, developed in line Educational Processes and Language objetivoucompreender the importance of the role of storytelling in the construction of deaf identity. The theoretical framework that guided the investigative study were: Machado (2004 ), Karnopp (2006), Mourao (2012), Strobel (2008), Perlin (2010), Lopes (2011) and Lebedeff (2006), among others. However, more important than understanding the concepts is to understand how literature and is deaf is deaf as history was being passed from one generation to another. The research involved a group of fifth year of elementary school, consisting of ten students aged heterogeneous deaf and deaf educator in a public school, located in northern South Rio Grande. The research can be regarded as qualitative, whose method adopted was the case study. The research instruments were artistic productions of the participants, through drawings, with modeling clay creations and productions creative storytelling. These materials were collected in four meetings in workshops contações stories in sign language, which were presented in fairy tales, and reading transtextual image (LTI) as a means of understanding the creative productions. In this study it was realized that the deaf culture is constructed in three ways: the translation of classics for sign language, the adaptive and creative. We chose to work on two of them: the translation of the classic fairy tale to sign language and creative production, with the texts made by the participants. During the readings and workshops can understand the process that is established subjectively, through which culture is risen from the interaction between the deaf during contações stories and existential trajectory of deaf culture
Keywords: Contação de histórias
Surdos
Leitura - Desenvolvimento
Storytelling
Deaf
Reading - Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KATZWINKEL, Andréa da Silva. O papel da contação de histórias na construção da identidade surda. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/774
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.