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dc.creatorKatzwinkel, Andréa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2142994596499289por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:49Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-08-30-
dc.identifier.citationKATZWINKEL, Andréa da Silva. O papel da contação de histórias na construção da identidade surda. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/774-
dc.description.resumoEste trabalho, desenvolvido na linha de Processos Educativos e Linguagem, objetivou compreender a importância do papel da contação de histórias na construção da identidade surda. As bases teóricas que nortearam o estudo investigativo foram: Machado (2004), Karnopp (2006), Mourão (2012), Strobel (2008), Perlin (2010), Lopes (2011) e Lebedeff (2006), dentre outros. Todavia, mais importante que compreender os conceitos é entender como a literatura surda se constitui e como a história surda foi sendo transmitida de uma geração a outra. A pesquisa de campo envolveu uma turma de quinto ano do ensino fundamental, constituída por dez alunos surdos com idades heterogêneas e uma educadora surda, em uma escola estadual, localizada no norte sul-rio-grandense. A pesquisa pode ser considerada como qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso. Os instrumentos da pesquisa foram produções artísticas dos participantes, por meio de desenhos, criações com massa de modelar e produções de histórias criativas. Esses materiais foram coletados em quatro encontros realizados em oficinas de contações de histórias em Língua de Sinais, nos quais foram trabalhados contos de fadas, tendo a leitura transtextual de imagem (LTI) como modalidade de compreensão das produções criativas. Neste estudo compreendeu-se que a cultura surda se constrói de três formas: a tradução de clássicos para a Língua de Sinais, a adaptativa e a criativa. Optou-se em trabalhar duas delas: a tradução dos clássicos dos contos de fadas para a Língua de Sinais e a produção criativa, com os textos realizados pelos participantes. No decorrer das leituras e das oficinas pode-se entender o processo que se instaura de forma subjetiva, mediante o qual a cultura vai nascendo da interação entre os surdos durante as contações de histórias e da trajetória existencial da cultura surdapor
dc.description.abstractThis work, developed in line Educational Processes and Language objetivoucompreender the importance of the role of storytelling in the construction of deaf identity. The theoretical framework that guided the investigative study were: Machado (2004 ), Karnopp (2006), Mourao (2012), Strobel (2008), Perlin (2010), Lopes (2011) and Lebedeff (2006), among others. However, more important than understanding the concepts is to understand how literature and is deaf is deaf as history was being passed from one generation to another. The research involved a group of fifth year of elementary school, consisting of ten students aged heterogeneous deaf and deaf educator in a public school, located in northern South Rio Grande. The research can be regarded as qualitative, whose method adopted was the case study. The research instruments were artistic productions of the participants, through drawings, with modeling clay creations and productions creative storytelling. These materials were collected in four meetings in workshops contações stories in sign language, which were presented in fairy tales, and reading transtextual image (LTI) as a means of understanding the creative productions. In this study it was realized that the deaf culture is constructed in three ways: the translation of classics for sign language, the adaptive and creative. We chose to work on two of them: the translation of the classic fairy tale to sign language and creative production, with the texts made by the participants. During the readings and workshops can understand the process that is established subjectively, through which culture is risen from the interaction between the deaf during contações stories and existential trajectory of deaf cultureeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013AndreadaSilvaKatzwinkel.pdf: 2015127 bytes, checksum: 0137423cd309aa92672db178b5d95215 (MD5) Previous issue date: 2013-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContação de históriaspor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectDeafeng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO papel da contação de histórias na construção da identidade surdapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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