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dc.creatorDetoni, Maurício Paraboni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7981899739643672por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:49Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-09-19-
dc.identifier.citationDETONI, Maurício Paraboni. Formação policial : contribuições pedagógico-filosóficas. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/772-
dc.description.resumoA formação do profissional policial no Brasil tem sido precária e além disso, marcada pela predominância de formação autoritária e distanciada da sociedade. Em consequência, o desafio de qualificar o policial a fim de possibilitar sua aproximação junto ao cidadão, bem como a intenção de oferecer alguns subsídios pedagógicos para o desenvolvimento de um serviço de segurança pública de qualidade, são objetivos desta dissertação. Trata-se de uma tarefa árdua, mas que apresenta inúmeras alternativas. O presente estudo oferece à analise a proposição segundo a qual a formação policial pode ser desenvolvida numa perspectiva crítico-hermenêutica, alicerçada especialmente em Hans-Georg Gadamer. Considera-se que tal abordagem poderá ser um importante mecanismo de mudança na forma de agir do policial no trato com as pessoas e com a comunidade. Para tanto, num primeiro momento, são trazidos aspectos históricos da constituição das instituições, demonstrando as raízes que deram origem ao modelo de formação desenvolvido em diferentes fases, mostrando de modo especial, como os embates internos e o período do regime militar, deixaram marcas indeléveis no tocante à formação do policial militar. Na segunda etapa do trabalho, analisam-se os currículos dos Cursos de Formação de Soldados dos últimos trinta e um anos da Brigada Militar verificando-se estruturas formativas centradas no uso da força, em que pese o cotidiano policial estar voltado para ações de manutenção da paz. Na última parte da pesquisa, propõe-se a alteração do cenário atual pela formação do profissional valorizado por uma adequada formação acadêmica, rompendo com a ideia de educação instrumental, tendo como objetivo a formação de um sujeito ético, esclarecido, crítico e autônomo, através de um espaço que propicie a compreensão de valores como a tolerância, cooperação, solidariedade, humildade, respeito e justiça, seguido por período de estudos internos em centro específico para tal. Acredita-se que desta forma poderá promover-se uma formação mais qualificada do policial, contribuir com sua dignificação e, de modo especial, tornar a ação policial uma atividade fundamentalmente voltada à solução de conflitos e à promoção da pazpor
dc.description.abstractThe professional training police in Brazil have been precarious and, moreover, marked by a predominance of authoritarian and detached from society. For this reason, the challenge to qualify the police to allow her approach with the citizens, as well as the intention of providing some educational grants for the development of a public safety service quality are objectives of this dissertation. It is an arduous task, but presents numerous alternatives. This study presents the proposition of police training be developed critical-hermeneutic perspective, rooted especially in Hans-Georg Gadamer. It is considered that such an approach may be an important mechanism of change in the way the police action in dealing with people and the community. Therefore, at first, are brought historical aspects of the constitution of institutions, showing the roots that gave rise to the training model developed in different phases, showing especially as the internal struggles and the period of military rule have left indelible marks in regard to the training of military police. In the second stage of the work, we analyze the curricula of Training Courses Soldiers of the last thirty-one years Military Police verifying training structures centered on the use of force, despite the daily police be directed to the maintenance actions peace. In the last part of the research, it is proposed to change the current scenario for the formation of valued professional with appropriate academic training, breaking with the idea of instrumental education, aiming at the formation of an ethical subject, savvy, critical and autonomous through a space that fosters understanding of values such as tolerance, cooperation, solidarity, humility, respect and justice, followed by period of specific technical training center for this. It is believed that in this way you can promote yourself to a more qualified training of police, contribute to their dignity and, in particular, make the police action an activity primarily focused on conflict resolution and the promotion of peaceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013MauricioParaboniDetoni.pdf: 1276660 bytes, checksum: b7b11cbaaecd7db5e1421553c1a02823 (MD5) Previous issue date: 2013-09-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolícia militar - Brasilpor
dc.subjectPolícia - Formaçãopor
dc.subjectSegurança pública - Desenvolvimentopor
dc.subjectMilitary Police - Brazileng
dc.subjectPolice - Trainingeng
dc.subjectPublic Safety - Developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleFormação policial : contribuições pedagógico-filosóficaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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