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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O exame de grau dos mestrados : um estudo sobre a possibilidade de fatores externos interferirem nas avaliações das bancas
???metadata.dc.creator???: Loehder, Taís Maiara Loss 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Júlio Cesar Godoy
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo contribuir no processo de construção do conhecimento acerca da avaliação desenvolvida nos cursos de mestrado por meio da investigação de possíveis interferências de fatores externos nas avaliações nos exames de grau. O estudo realiza uma revisão histórica sobre a constituição da pós-graduação no Brasil, destacando a importância dessa formação para o desenvolvimento econômico e social do país, e revisa a literatura sobre avaliação na pós-graduação, especialmente acerca do exame de grau, enfatizando os princípios e os critérios envolvidos no processo. Para responder ao questionamento da pesquisa acerca de interferências externas nas bancas, realiza-se uma pesquisa empírica por meio de entrevistas, no intuito de apreender a percepção de docentes com experiências em avaliações de exame de grau de diferentes áreas do conhecimento e coteja-se tais percepções com publicações do Ernest R. House, sobre os critérios fundamentais da avaliação, e das autoras Silvana Pezzi e Andrea Valéria Steil, sobre exames de grau. O estudo demonstrou que fatores externos, tais como afinidade entre membros da banca e orientador e presença de familiares no ato da defesa, podem estar influenciando no rigor e no juízo de valor das avaliações dos exames de grau dos mestrados.
Abstract: This project aims to contribute to the construction of knowledge about assessment developed in Masters courses through grade examination. It investigates the possibility of external factors interfering in assessments of stalls Masters. The study conducts a historical review of the constitution of post-graduate courses in Brazil, highlighting the importance of graduate education for economic and social development of the country and reviews the literature on assessment in post-graduation, especially about the grade exam, emphasizing the principles and criteria involved. To answer the research question, it was carried out an empirical study, raising the perception of guiding teachers involved in assessing the degree of Master's examination of different areas of knowledge, comparing these perceptions with productions by the Joint Committee on meta-review and the authors Silvana Andrea Pezzi and Valerie Steil on grade exams. In the end, came to the conclusion that external factors such as affinity between committee members and advisor and the presence of relatives in the act of defense, it may influence the value judgment issued on reviews from masters‟ degree exams.
Keywords: Ensino superior
Pós-graduação - Avaliação
Avaliação educacional
Higher education
Graduate - Rating
Educational evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LOEHDER, Taís Maiara Loss. O exame de grau dos mestrados : um estudo sobre a possibilidade de fatores externos interferirem nas avaliações das bancas. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/769
Issue Date: 5-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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