Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLanfredi, Caila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072240582233498por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:48Z-
dc.date.available2015-08-22-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationLANFREDI, Caila. Contribuições da teoria das inteligências múltiplas aos estudos da dislexia. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/765-
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, tendo como tema de investigação discutir as contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas aos estudos da dislexia, investigando a dificuldade da linguagem relacionada à leitura e à escrita. O estudo teórico baseou-se na tese do psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense Howard Gardner. Esse estudioso questiona as teorias cognitivas atuais, trazendo uma visão diferente, instigante de inteligência e do potencial humano pautado em diferentes domínios. Este texto investigativo pode ser considerado qualitativo, eis que utiliza a pesquisa bibliográfica para compreender os processos envolvidos na aprendizagem. Para a viabilização desta dissertação, foi preciso estudar a história da dislexia até chegar à contemporaneidade, fazendo, desse modo, uma retomada histórica do que se pensava e do que se pensa acerca da dislexia, objetivando entender como os disléxicos eram vistos no passado e como são vistos na atualidade e, sobretudo, buscaram-se subsídios que possibilitem trabalhar com maior exatidão as questões relacionadas ao tema, apresentando os estudos de Gardner, a fim de investigar como sua Teoria das Inteligências Múltiplas pode auxiliar os disléxicos a encontrar outras habilidades que suplantem as carências próprias da dislexia, trazendo à luz novas perspectivas e olhares multidisciplinares. A pesquisa estruturou-se em três capítulos, tendo a intencionalidade de compreender os processos norteadores de uma diferente compreensão acerca da dislexia. No primeiro, abordou-se a Teoria das Inteligências Múltiplas pautada na tese Howard Garder. Já no segundo, preocupou-se em analisar teoricamente a dificuldade em foco: a dislexia, baseados nos estudos de Sally Shaywitz, Giselle Massi, Margaret Snowling, Michael Farreal e Abram Topczewski. No último capítulo, realizou-se o fechamento deste texto dissertativo, levantando alguns questionamentos relacionados à dislexia, apontando novas perspectivas ao ensino e a aprendizagem, pautados em uma nova visão de inteligência e potencial humanopor
dc.description.abstractThis study was developed in the research line Educational Processes and Language, whose research topic to discuss the contributions of the Theory of Multiple Intelligences to Dyslexia studies investigating the difficulty of the language related to reading and writing. The theoretical study was based on the theory of Howard Gardner, in the case of a cognitive psychologist and educational state-unidense. This scholar questions the current cognitive theories, bringing a different view of incisive intelligence and human potential guided in different domains. This text can be considered qualitative investigative, using literature to understand the processes involved in learning. For the viability of this dissertation was necessary to study the history of dyslexia to reach the contemporary, making thus a resumption of historical thought and what they think about dyslexia, aiming to understand how dyslexics were seen in the past and are seen in the present and, above all, sought to subsidies that allow working with greater accuracy dyslexia , presenting studies of Gardner, in order to investigate what his theory of Multiple Intelligences can help dyslexics find other skills that furthers shortcomings own dyslexia, bringing to light new perspectives and multidisciplinary looks. In the first chapter addressed the Theory of Multiple Intelligences Howard Gardner guided the thesis. In the second chapter, concerned to analyze theoretically the difficulty in focus: Dyslexia, based on studies of Sally Shaywitz, Giselle Massi, Margaret Snowling and Michael Abram Farreal Topczewski. In the last chapter, held the closing text of this dissertation, raising some questions related to Dyslexia, pointing out new perspectives to teaching and learning, guided by a new vision of human potential and intelligenceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013CailaLanfredi.pdf: 571163 bytes, checksum: e33bf28ba2f8295a479394be2590357e (MD5) Previous issue date: 2013-12-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLearning disorderseng
dc.subjectDyslexiaeng
dc.subjectMultiple intelligenceseng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContribuições da teoria das inteligências múltiplas aos estudos da dislexiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013CailaLanfredi.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.