Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNicolodi, Fernanda Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680524309713638por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:47Z-
dc.date.available2015-08-21-
dc.date.issued2013-12-20-
dc.identifier.citationNICOLODI, Fernanda Cristina. Análise do projeto Mutirão pela inclusão digital da Universidade de Passo Fundo sob a ótica das arquiteturas pedagógicas. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/764-
dc.description.resumoO estudo apresentado nesta dissertação busca identificar, com base em um conjunto de reflexões teóricas e atividades práticas, as potencialidades e limitações da metodologia de ensinoaprendizagem do projeto Mutirão pela Inclusão Digital sob a ótica das Arquiteturas Pedagógicas. Para tanto, procedeu-se ao desenvolvimento da revisão de literatura tendo como objetivo principal construir um aporte teórico definindo os principais conceitos envolvidos na temática. Com base nisso, foram esboçadas características importantes acerca do atual contexto educativo, onde as tecnologias digitais começam a reconfigurar o modo de aprender e de ensinar, bem como do uso dessas tecnologias digitais nos processos de aprendizagem, em especial a exploração das Arquiteturas Pedagógicas enquanto alternativa metodológica. Assim, estabeleceram-se as categorias de análise e delimitou-se a proposta metodológica para uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória tendo como público alvo os alunos do Pré I e II da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, do município de Passo Fundo atendidas pelas oficinas de informática e cidadania oferecidas pelo projeto de extensão do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo. Foram instrumentos de coleta de dados observação, entrevista e questionário. Após a realização do processo de coleta de dados foi analisada a aproximação do projeto Mutirão pela Inclusão Digital das características das Arquiteturas Pedagógicas, e constatada a convergência deste com o conceito e os pressupostos das Arquiteturas Pedagógicas e sua adaptação a partir destes pressupostos à realidade e às necessidades das oficinas de informática e cidadania desenvolvidas no projetopor
dc.description.abstractThe study presented in this dissertation aims to explore, based on a set of theoretical reflections and practical activities, the potential and limitations of the methodology of teaching-learning project for Digital Inclusion Effort based on the perspective of Pedagogical Architectures. Therefore, we proceeded to the development of the literature review with the main objective to build a theoretical framework defining the key concepts The study presented in this dissertation aims to explore, based on a set of theoretical involved in the subject. Based on this, were outlined important features about the current educational context where digital technologies begin to reconfigure the way of learning and teaching, as well as the use of these digital technologies in learning processes, in particular the exploitation of architectures while Pedagogical alternative methodological. So set up the categories of analysis and identified to methodological proposal for a qualitative exploratory type having as target students from Pre I and II of the Municipal School of Early Childhood Education Happy Corner, the city of Passo Fundo served by computer workshops and citizenship offered by the extension project of the Course of computer Science of the University of Passo Fundo. Be instruments of data collection observation, interview and questionnaire. After completion of the process of data collection will be analyzed the suitability of the project for Digital Inclusion Effort characteristics of Pedagogical Architectures, and found convergence with this concept and assumptions Architectures Pedagogical and adapt from these assumptions the reality and needs of computer workshops and citizenship developed in the projecteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013FernandaCristinaNicolodi.pdf: 1052941 bytes, checksum: 5642095d68d2c481198503397478a942 (MD5) Previous issue date: 2013-12-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectTechnological innovationseng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise do projeto Mutirão pela inclusão digital da Universidade de Passo Fundo sob a ótica das arquiteturas pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.