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dc.creatorBaroni, Vivian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339663288567071por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:47Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.identifier.citationBARONI, Vivian. Subjetividade, arte e educação na obra tardia de Herbert Marcuse. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/760-
dc.description.resumoNa presente dissertação buscamos a partir de uma postura analítico-reconstrutiva de caráter bibliográfico, abordar o pensamento tardio de Herbert Marcuse situado no período de 1960-1970, procurando abranger suas análises no tocante ao tema proposto: subjetividade, arte e educação. Procuramos questionar de que forma a incorporação do conceito repressivo de razão pela civilização, incide sobre a constituição da subjetividade dos indivíduos, e analisar de que maneira a revalorização da dimensão artística, incorporada a um programa de educação estética, tornaria possível repensar o conceito repressivo de razão e um possível desenvolvimento qualitativo humano baseado na redefinição da cultura. Em virtude da negatividade dialética presente na obra de arte autêntica, a formação cultural fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, que no esforço em ultrapassar o dado imediato, resulta em formação que gera inquietação e anseios de mudança. Para tanto, a nossa pesquisa será levada a cabo mediante o desenvolvimento de três passos. Inicialmente, abordamos a análise marcuseana da sociedade e da cultura, que recai sobre o conceito de razão. A seguir, analisamos o papel desempenhado pela dimensão estética na obra tardia de Marcuse, dando ênfase à possível politização da dimensão subjetiva e artística. E, por fim, procuramos demonstrar como um programa de redefinição da cultura, consolidando-se sob a forma de uma educação estética, poderia transformar o conceito repressivo de razão. Nesta perspectiva, consideramos de suma importância a mudança no paradigma da razão vigente na sociedade contemporânea, incluindo a valorização da imaginação e da dimensão artística não somente como formas válidas de racionalidade, mas também enquanto elementos norteadores da transformação tanto no âmbito subjetivo quanto objetivo da existência dos sujeitos. Assim, para que a mudança real seja efetivada, a subjetividade deveria revestir-se de um caráter político, o que somente poderia ser alcançado por meio de uma educação crítica, baseada no movimento negativo da dimensão estéticapor
dc.description.abstractIn this thesis we seek from an analytic stance reconstructive bibliographic-oriented character by a dialectical gaze, addressing the afterthought of Herbert Marcuse situated in the period of 1960-1970, trying to cover his analysis regarding the proposed theme: subjectivity, art and education. Try to question how the incorporation of the concept of reason repressive civilization, focuses on the constitution of subjectivity of individuals, and to analyze how the revaluation of artistic dimension, embedded in a program of aesthetic education, make it possible to rethink the concept of repressive reason and a possible qualitative human development based on the redefinition of culture. Because of dialectical negativity in this true work of art, cultural education fosters the development of critical thinking, that in the effort to overcome the immediate data, results in formation that creates restlessness and yearning for change. For this purpose, our research will be carried out through the development of three steps. Initially, we address the Marcuse analysis of society and culture, which rests on the concept of reason. We then analyze the role of the aesthetic dimension in Marcuse's later work, emphasizing the possible politicization of the subjective and artistic dimension. And finally, to demonstrate how a program of re-culturing, consolidating itself in the form of an aesthetic education could transform the repressive concept of reason. In this perspective, we consider very important change in the paradigm of reason prevailing in contemporary society, including the recovery of imagination and artistic dimension not only as valid forms of rationality, but also as guiding elements of transformation both in the subjective sphere as the objective existence of subjects. Thus, for real change to take effect, subjectivity should be of a political character, which could only be achieved through a critical education, based on the negative movement of the aesthetic dimensioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014VivianBaroni.pdf: 490887 bytes, checksum: 5e609a9ce45bb435f7626c2483b2743c (MD5) Previous issue date: 2014-09-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarcuse, Herbert, 1898-por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectMarcuse , Herbert , 1898-eng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSubjetividade, arte e educação na obra tardia de Herbert Marcusepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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